Memorial do Reisado está aberto para visitação

O Memorial do Reisado conta com uma decoração natalina especial e estará aberto ao público até o dia 25 de dezembro

As luzes natalinas da Praça Tancredo Neves embelezam, encantam e realçam a grandiosidade de um cenário também especial nesta época de final de ano: o Memorial Régis Pacheco. Durante o Natal da Cidade, as salas e os espaços abertos da casa histórica ganham uma decoração especial e se transformam no Memorial do Reisado. Nele, a cultura popular prevalece e ganha vida em objetos caracterizados por uma riqueza impressionante de detalhes.

Gildelson Felício, secretário de Cultura

Toda ornamentação da Casa Régis Pacheco já pode ser conferida de perto pelo público. Na noite desta quarta-feira, 11, o espaço foi aberto oficialmente para visitação. “O Memorial do Reisado foi idealizado para homenagear a cultura popular brasileira e de, uma forma particular, os nossos Termos de Reis”, contou o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Gildelson Felício.

Marcelo Viana

Logo no início do Memorial, foi montada a sala do oratório com a figura do Divino Espírito Santo, cultuado pela maioria dos Ternos de Reis. Mais adiante, obras de arte, teatro de marionetes e maquetes que retratam importantes características da cultura popular brasileira. “Fizemos uma pesquisa e buscamos os principais reisados do Brasil relacionados com as festas natalinas, como a Marujada, por exemplo,” explicou o artista plástico, Marcelo Viana.

Victória Vieira

Tudo foi feito de forma especial para celebrar o Natal da Cidade. Mais de dez profissionais estiveram envolvidos na decoração do espaço. “Este ano nós trabalhamos com a valorização dos Ternos de Reis e com a cultura popular em geral, contando a história desde a origem. Temos muito prazer em estar aqui no Memorial do Reisado informando as crianças e o público de uma forma geral sobre o nosso legado cultural”, ressaltou a cenógrafa, Victória Vieira.

Lídia Rodrigues

Uma das novidades do Memorial do Reisado deste ano é o tradicional presépio. Com diversidade de peças e cercado por plantas tropicais, a montagem natalina conta com figuras em movimento, sendo assim o primeiro da Bahia e um dos poucos existentes no Brasil aberto à visitação pública desse gênero. “Visito o Memorial sempre e confesso que neste ano está surpreendente com coisas que nunca tinha visto antes”, declarou a professora Lídia Rodrigues.

Elisângela Oliveira (à esquerda) acompanhada pela irmã, filha e sobrinha

O Memorial do Reisado estará aberto para visitação até o dia 25 de dezembro das 14h às 22 horas, de segunda a sábado, e das 10h às 22h, aos domingos. Para a cabeleireira Fabiane Medeiros, que veio de São Paulo para passar o Natal com a família em Vitória da Conquista, o Memorial é um espaço que vale a pena conferir. Ela visitou o local

Fabiane acompanhada pela família

acompanhada pelos três filhos, pelo esposo e pela sogra. “É a primeira vez que vejo algo com a cultura popular tão rica assim. Nem em São Paulo nunca vi essa riqueza de detalhes”, contou. “É uma decoração sempre especial e muito bem elaborada”, concordou a professora Elisângela Oliveira.

Homenagem – Além dos ternos de Reis, neste ano o Memorial do Reisado está fazendo uma homenagem ao artista plástico J. Murilo, mineiro radicado em Vitória da Conquista e que faleceu neste ano, aos 76 anos. No local, estão expostas obras que compõem o vasto acervo, além de uma instalação feita por Victória Vieira em referência ao estilo e à vida do artista plástico.

Ainda nesta semana haverá ainda no Memorial, uma exposição de vídeos que trazem coletâneas de fotografias e entrevistas sobre J. Murilo. “Sem dúvida ele foi uma pessoa muito especial”, enfatizou a cenógrafa.

Audição do Conservatório de Música Quem esteve na abertura do Memorial do Reisado nesta quarta-feira também pôde conferir, na área externa do local, a Audição de final de ano do Conservatório Municipal de Música. Em torno de 400 alunos da instituição estão envolvidos na atividade, que acontece até a próxima sexta-feira, 13.

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
07/12
Governo Municipal reúne artistas que se apresentarão no Natal; confira a lista
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
07/12
Conservatório de Música promove recital de fim de ano nesta quinta, 7
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
06/12
Natal 2017: praças Tancredo Neves e Mármore Neto recebem decoração e iluminação especial
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
05/12
Final de Futebol Feminino da Zona Rural será decidida neste domingo, 10