Memorial do Reisado conta a história do Natal da Cidade

O Natal da Cidade acaba de completar 19 anos. E por isso, o Memorial do Reisado faz uma justa homenagem a esse grande evento que já se consolidou como o maior do gênero no Norte e Nordeste do país. E quem visitou as instalações do Memorial do Reisado na noite desse domingo, 20, pôde conferir de forma lúdica um pouco da história do Natal da Cidade.

“Tudo começou em 1997. A nossa primeira ideia foi homenagear os cantadores de reis, porque eles foram desaparecendo dos centros urbanos, da tradição do natal. Além disso, também existia a vontade de trazer personalidades da música, da dança e do teatro. A partir daí, o Natal da Cidade foi perdurando dentro desse conceito de qualidade, trazendo para o povo o que há de melhor nas manifestações artísticas e culturais do Brasil”, destacou o Prefeito Guilherme Menezes.

Com direção artística de Arisson Sena, o Memorial do Reisado faz um relato cronológico da história do Natal da Cidade, contada por meio de vídeos, gravuras e painéis, nos quais os ícones natalinos são retratados sob o filtro de uma visão nordestina. José, Maria e o menino Jesus tornam-se uma família de sertanejos semelhante às milhares que vivem na região. Os Reis Magos são retratados como autênticos vaqueiros, vestidos a caráter com seus gibões de couro.

A originalidade das peças agradou ao público presente. Para a professora Manoela Ferraz “a memória é viva, construída e reconstruída a todo momento. E com tantas culturas estrangeiras presentes no nosso país, muitos aspectos da cultura popular vão se perdendo, especialmente o da nossa cultura nordestina. E o memorial faz justamente isso, consegue integrar, dentro da modernidade, os elementos tradicionais, da nossa memória, das nossas raízes e isso é muito importante”, comentou.

Quem também se encantou com o Memorial foi o estudante, Richard Carvalho. “O Memorial está bonito demais, é um espaço bom para visitar e tirar fotos. Sou conquistense, mas é meu primeiro Natal da Cidade. Vim para me divertir; o espaço tem uma grande diversidade de atrações”, afirmou.

Concurso de Minipresépios – Além de conferir a história do Natal, o público que visitar o Memorial do Reisado até o dia 23, quarta-feira, poderá participar do concurso de minipresépios. Ao todo, são oito minipresépios produzidos artesanalmente por meio de diferentes técnicas e materiais, e a população poderá escolher o seu preferido.

SC2_4893

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
27/02
Conquista festeja o carnaval em clima de paz
Fotos
22/02
Governo Municipal participa do lançamento da Exposição Conquista 2017
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
20/02
Prefeitura quer atrair mais público para o Centro Glauber Rocha
Áudios
17/02
Inspiração britânica: prefeito e secretários participam de sessão ordinária da Câmara de Vereadores