Masterclass com Paulo Martelli atrai instrumentistas de várias cidades

Paulo Martelli e o estudante José Carlos

Saber música, cada vez mais e melhor. Essa é a meta de estudantes de música de diversas escolas e cidades brasileiras que participaram da masterclass com o violonista Paulo Martelli, na tarde deste sábado, 23. A atividade foi mais um atrativo do I Festival Internacional de Violão, promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Movimento Violão.

Paulo Martelli, considerado um dos melhores violonistas de sua geração, ofereceu orientação aos jovens músicos e demonstrou satisfação com a plateia. “Os alunos são superinteressados, esforçados, todo mundo está gostando das aulas, e têm um nível bastante alto. São pessoas tocando obras superdifíceis. É bem satisfatório, muito bom”, declarou.

José Carlos dos Reis estudou música no Conservatório Municipal de Vitória da Conquista. “Eu suei bastante. A gente se vê numa situação, com um grande concertista, fazendo vários questionamentos, cobranças que são necessárias para se alcançar um nível de execução. Mas isso é bom, porque, quando tira a gente da zona de conforto, aí que a gente muda pra melhor”, comentou.

Afonso Celso
André Luis ao lado de Paulo Martelli

Afonso Celso veio de Salvador para participar do Festival. Estudante de Música na Universidade Federal da Bahia, Afonso avaliou a masterclass como “a melhor aula de música que eu posso ter aqui no Brasil”.

André Luís Almeida, carioca formado pela mesma universidade, concorda com Afonso. “Eu fui atraído para o festival pelos violonistas que compõem a programação. Gostei muito da aula, porque me fez relembrar várias coisas”.

Edimário Reis

Edimário Reis tem 19 anos e toca desde os 5 anos. “Sempre me interessei pelo violão e pela música em geral. Eu toco violão, guitarra, flauta, bateria e outros instrumentos. Eu achei muito interessante esse festival. Foi uma iniciativa muito legal da Prefeitura, para incentivar a arte e a cultura aqui em Conquista. Estou gostando muito. Aprendi sobre posição de mão, posição corporal e eu fiquei notando coisas que eu não faço”, avaliou o jovem.

Ricardo Marques

O secretário de Educação, Ricardo Marques, também participou da atividade. “O Festival de Violão está sendo um evento realmente exitoso, tanto as masterclass, as oficinas, quanto os recitais têm sido atividades muito interessantes. Estou acompanhando e aproveito para aprender também muitas coisas”, contou o secretário.

Notícias Relacionadas

Educação
28/07
Escola Pedro Francisco de Morais realiza projeto de incentivo à leitura
Educação
28/07
Membros do Fórum Municipal de Educação tomam posse na próxima quinta-feira, 3
Educação
27/07
Captação de imagens é tema de oficina do projeto Eco Kids e Eco Teens
Educação
26/07
Inscrições abertas para o 2º Seminário EduComunicação