Manipuladores de Alimentos recebem formação continuada

Nesta quarta-feira, 4, cerca de 400 manipuladores de alimentos da Rede Municipal de Ensino participaram da primeira formação continuada de 2015, promovida pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação. A atividade aconteceu no auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae).

O objetivo da ação – que tem como tema “Capacitando a arte de cozinhar” – é aprimorar o trabalho realizado pelos manipuladores de alimentos. Todo o cardápio servido na rede é acompanhado por nutricionista e atende as especificidades dos alunos, caso eles possuam algum tipo de patologia.

Na ocasião, o secretário municipal de Educação, Valdemir Dias, enfatizou o compromisso do Governo Municipal com a qualidade da merenda servida nas unidades escolares. “O propósito do Governo é melhorar o que é já é realizado com qualidade, aprimorando e aperfeiçoando o serviço. A hora da refeição nas escolas é um momento de encontro para os alunos e os alimentos precisam estar bem preparados, para que este seja um dos pontos que contribuam para o processo de aprendizagem”, afirmou.

Nesse primeiro momento, os manipuladores de alimentos foram contemplados duas palestras: a primeira, com a psicóloga Vanessa Pacheco, que tratou sobre a conduta no exercício da atividade, e, a segunda, com o subtenente do Corpo de Bombeiros, Claudemir Alves, para falar sobre práticas e ações seguras na hora de manipular os alimentos.

Experiência – Dona Anair de Jesus, que trabalha há 30 anos como manipuladora de alimentos da Rede Municipal, disse que procura participar de todas as capacitações para aprimorar o que já sabe. “Acho interessante esse momento que a Prefeitura proporciona e, a cada ano, aprendo mais e aumento a minha experiência”, contou.

Já a manipuladora de alimentos Adriana Rosa, só tem dois anos de experiência e, por isso, acredita que o curso vai ajudá-la a aprender mais sobre a merenda escolar. “Estou achando muito proveitoso. Sempre são dias agradáveis, onde podemos trocar experiências e conhecer novas pessoas que exercem a mesma atividade que a gente”, ressaltou.

Os profissionais que atuam no preparo da merenda escolar receberão, durante todo o ano, orientações sobre o preparo dos alimentos fornecidos aos alunos da Rede Municipal, tanto na zona urbana quanto na zona rural.

* Também estiveram presentes na atividade, entre outros membros do Governo Municipal, os coordenadores municipais de Alimentação Escolar, Josenilton Pacheco e de Igualdade Racial, Elizabeth Lopes.

Notícias Relacionadas

Educação
17/11
Escola Iza Medeiros promove projeto Conquista de Todas as Etnias
Educação
13/11
Monitores da Educação Infantil participam de curso de aperfeiçoamento
Educação
10/11
Secretaria de Educação promove formação para monitores de educação infantil
Educação
07/11
Eleição de diretores e vices das unidades escolares: inscrição para o curso de gestão está aberta