Mais de trinta alunos quilomobolas são aprovados em vestibulares de instituições públicas

Os estudantes foram aprovados em três das principais instituições de Ensino Superior da Bahia

Três das principais instituições de Ensino Superior da Bahia – as universidades estaduais de Feira de Santana e do Sudoeste da Bahia e a Universidade Federal do estado – receberão este ano em seu quadro de alunos, 38 estudantes quilombolas de Vitória da Conquista. Eles fazem parte do Pré-Vestibular Quilombola e do Pré-Vestibular Dom Climério. Ambas as iniciativas são desenvolvidas no sentido de fortalecer a política de promoção da igualdade racial, no município.

Os números envolvendo tal conquista chamam a atenção. A própria quantidade de alunos aprovados comprova o destaque obtido este ano, pois se em 2014, foram 19 no total, em 2015, foi o dobro. Destes, 18 integrarão o quadro de universitários da Ufba e 17 da Uesb, os demais na Uefs. Além disso, 13 comunidades reconhecidas e que fazem parte do Território de Identidade de Vitória da Conquista tiveram alunos aprovados.

Um dos aprovados é Ronaldo Silva, da comunidade quilombola de Lagoa do Arroz, território de Ribeirão dos Paneleiros. Aos 19 anos, Ronaldo, que cursava o terceiro semestre do curso de Psicologia da Ufba, participou das atividades do Núcleo Medicina Conquista do Pré-Vestibular Quilombola e foi convocado para Medicina, na segunda chamada da seleção especial promovida pela universidade.

Outra aprovada foi é Jamile Carvalho, da comunidade quilombola do Oiteiro, território de Maria Clemência. Com apenas 17 anos, a jovem, que estudou no cursinho nos anos de 2013 e 2014, passou para o curso de Direito, seu maior objetivo.

Em 2016, a expectativa é que os resultados positivos continuem. Já somam-se 75 inscritos de mais de 26 comunidades do território de identidade de Vitória da Conquista.

Desde 2009, já foram 200 aprovações quilombolas em cinco instituições.

Confira a lista dos aprovados.

Notícias Relacionadas

Notícias
27/05
Evento discutiu estratégias e investimentos do setor industrial na Bahia
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
27/05
Prefeitura dialoga com comunidades sobre São João na zona rural
Notícias
26/05
Surdos participam de Oficina de Arteterapia promovida pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda
Desenvolvimento Social
26/05
Mulheres atendidas pelo Crav participam de manhã motivacional