Notícias
Postado em 18 de Março de 2015 as 16:40:05
Os estudantes foram aprovados em três das principais instituições de Ensino Superior da Bahia
Três das principais instituições de Ensino Superior da Bahia – as universidades estaduais de Feira de Santana e do Sudoeste da Bahia e a Universidade Federal do estado – receberão este ano em seu quadro de alunos, 38 estudantes quilombolas de Vitória da Conquista. Eles fazem parte do Pré-Vestibular Quilombola e do Pré-Vestibular Dom Climério. Ambas as iniciativas são desenvolvidas no sentido de fortalecer a política de promoção da igualdade racial, no município.
Os números envolvendo tal conquista chamam a atenção. A própria quantidade de alunos aprovados comprova o destaque obtido este ano, pois se em 2014, foram 19 no total, em 2015, foi o dobro. Destes, 18 integrarão o quadro de universitários da Ufba e 17 da Uesb, os demais na Uefs. Além disso, 13 comunidades reconhecidas e que fazem parte do Território de Identidade de Vitória da Conquista tiveram alunos aprovados.
Um dos aprovados é Ronaldo Silva, da comunidade quilombola de Lagoa do Arroz, território de Ribeirão dos Paneleiros. Aos 19 anos, Ronaldo, que cursava o terceiro semestre do curso de Psicologia da Ufba, participou das atividades do Núcleo Medicina Conquista do Pré-Vestibular Quilombola e foi convocado para Medicina, na segunda chamada da seleção especial promovida pela universidade.
Outra aprovada foi é Jamile Carvalho, da comunidade quilombola do Oiteiro, território de Maria Clemência. Com apenas 17 anos, a jovem, que estudou no cursinho nos anos de 2013 e 2014, passou para o curso de Direito, seu maior objetivo.
Em 2016, a expectativa é que os resultados positivos continuem. Já somam-se 75 inscritos de mais de 26 comunidades do território de identidade de Vitória da Conquista.
Desde 2009, já foram 200 aprovações quilombolas em cinco instituições.
Confira a lista dos aprovados.