Mais de 2100 pessoas desfilam pela Prefeitura no 7 de Setembro

Na oportunidade, o Governo apresentou diversos serviços públicos que oferece, via secretarias municipais

O amor pela pátria e a construção de uma país cada vez melhor e mais democrático é de suma importância para o desenvolvimento de cidadãos ativos e conscientes dos seus direitos e deveres. É nesse sentido que Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem o intuito constante de propagar nas salas de aula o tema Independência do Brasil e envolver o maior número de estudantes na construção do grande ato cívico: o Desfile do 7 de Setembro. Nesta segunda-feira, tendo como base o tema deste ano – “Celebrar a Independência: proclamando uma cultura de paz e não violência”- , mais de 1.000 alunos da Rede Municipal de Ensino marcharam pela Avenida Integração.
Acompanhada do esposo, sogros e filhos, Camila Alves de Oliveira foi acompanhar o ato cívico e presenciar a juventude envolvida nessa grande celebração. “Trouxe meus filhos e minha família me acompanhou porque acreditamos que é desde pequenos que nossas crianças devem conhecer a própria história, a história do seu país. Um dos meus filhos desfilou e é motivo de muito orgulho”.
O filho de Dona Camila exemplifica a fala do secretário municipal de Educação, Valdemir Dias, que, na ocasião, explicou que no processo de ensino-aprendizagem o espírito cívico tem que estar sempre presente. “A comemoração da Independência do Brasil, com esse grande ato cívico, foi bem acolhido pela comunidade conquistense e as entidades que compõem esse desfile. É gratificante ver a participação de todos, especialmente dos alunos das escolas municipais. O tema escolhido este ano tem como objetivo celebrar o 7 de Setembro proclamando a cultura de paz em todas as dinâmicas da sociedade. Cada ano que passa, esse desfile fica ainda mais bonito e ganha uma maior importância para a cidade”.
Para a realização do desfile, os alunos da Rede Municipal de Ensino estavam distribuídos em alas temáticas –  Alegoria à paz, Os 4 elementos, Rejeitando a Violência, Sim a toda forma de inclusão, Esporte: meio de convivência humana, Cultura como manifestação da consciência de um povo, Sustentabilidade, A violência do consumismo e a Solidariedade – e compondo bandas e fanfarras.

Além da Secretaria Municipal de Educação, também desfilaram representando a Prefeitura de Vitória da Conquista, a Filarmônica Maestro Vasconcelos, e as secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento Social – que levou para a Avenida os 10 anos de melhorias possibilitados pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que em 2014, beneficiou 110 mil usuários, além de iniciativas municipais de destaque como o Vivendo a Terceira Idade e o Conquista Criança – e a de Serviços Públicos. Todas apresentaram ao público dados do município e os avanços que o Governo Participativo conquistou nos últimos anos.

Notícias Relacionadas

Educação
18/11
Pacto pela Educação: Professores e coordenadores municipais relatam experiências
Educação
17/11
Escola Iza Medeiros promove projeto Conquista de Todas as Etnias
Educação
13/11
Monitores da Educação Infantil participam de curso de aperfeiçoamento
Educação
10/11
Secretaria de Educação promove formação para monitores de educação infantil