Só nesta quinta-feira (20), 2.054 procedimentos solicitados foram agendados pela Central de Regulação de Procedimentos e Exames Especializados (CRPEE). Tornou-se uma prática comum que os usuários do SUS busquem o serviço da Central para realizar os seus agendamentos de consultas médicas e exames todo o dia 20 de cada mês. No entanto, é importante destacar que o serviço da Central de Regulação funciona em todos os dias úteis do mês, das 7h às 17h e os procedimentos são marcados de forma gradativa para que todos tenham as suas demandas atendidas.

A CRPEE tem sido um serviço de referência para realizar “a marcação de procedimentos especializados e ambulatoriais de alta complexidade: ressonância magnética, tomografia, densitometria óssea, cintilografia, anatomia patológica e procedimentos de pacientes oncológicos que precisam de prioridade”, explica Silvana Neves, diretora de Regulação, Controle e Avaliação do SUS.

Ainda de acordo com a diretora, cada Unidade de Saúde da zona urbana possui a sua central de regulação dentro do próprio serviço para realizar as marcações dos usuários, conforme a disponibilidade de vagas disponíveis para cada unidade, dispensando, assim, a necessidade do paciente se deslocar até a Central de Regulação para fazer o agendamento. Somente para as unidades da zona rural o processo funciona de forma diferente: as equipes de saúde reúnem as solicitações para marcação de procedimentos dos pacientes e encaminham um malote para a Central de Regulação que marca e devolve à equipe para fazer a entrega aos usuários.

Por isso, é importante reforçar à população que não há a necessidade de comparecer para realizar a marcação de seu procedimento em apenas um dia e, dessa forma, evitam-se filas.