Lomantão: Prefeitura planta novas mudas no lugar de eucaliptos erradicados

Foram extraídos 20 eucaliptos que estavam mortos; agora, estão sendo replantadas 50 mudas de Flamboyant e Pau Ferro

Na semana passada, a Prefeitura retirou do Estádio Lomanto Júnior cerca de 20 eucaliptos que, segundo estudos técnicos feitos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, já estavam com o ciclo de vida vencido. Na última segunda-feira, 6, foi iniciada a segunda etapa do trabalho, que é plantio de 50 novas mudas das espécies Flamboyant e Pau Ferro.

“Nós fazemos um monitoramento periódico do estádio. E quando detectamos árvores mortas, nós erradicamos, tendo o cuidado de, a cada árvore que se erradica, plantar o dobro ou o triplo de espécies diferenciadas”, explicou a secretária municipal de Meio Ambiente, Luzia Vieira.

A escolha das novas espécies também não foi por acaso. Segundo Luzia, são plantas que se adaptam bem ao clima e ao solo de Vitória da Conquista. O Flamboyant, além de ser de grande porte, tem um crescimento rápido e floresce em determinadas épocas do ano.

Já o Pau Ferro é uma espécie nativa, cujo crescimento não é tão rápido quanto o do Flamboyant. Mas a planta tem a característica de soltar um grande número de sementes, que germinam e dão origem a novas plantas – ou seja, ela forma verdadeiros “bosques” em torno de si.

“Estamos fazendo este replantio hoje, e vamos continuar monitorando as outras árvores e replantando sempre, para termos uma Conquista mais verde e melhor”, informou a secretária.


Notícias Relacionadas

Meio Ambiente
25/04
Cetas promove soltura de 50 papagaios
Meio Ambiente
19/04
Horto Florestal é responsável por manutenção de áreas verdes
Meio Ambiente
17/04
Em 100 dias de governo, Meio Ambiente realiza manutenção e revitalização de 80 áreas verdes
Meio Ambiente
07/04
Conselho Municipal de Meio Ambiente retoma reuniões