Laboratório Central de Vitória da Conquista oferece excelência no atendimento

 

 

Administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista, o Laboratório Central Municipal (Lacem) é considerado o maior laboratório de saúde pública do interior da Bahia. Desde que ficou sob a gestão da Fundação, há pouco mais de dois anos, foram feitos ajustes para aumentar a celeridade e o número de exames. Na época, a média era de 33 mil exames por mês, no ano de 2014, a média foi de 47 mil exames por mês.

Além de garantir excelência no atendimento por meio do treinamento dos funcionários que atuam no serviço, o Laboratório Central tem realizado uma série de investimentos em automatização e tecnologia. Equipamentos como robô de coleta e um aparelho para a realização de sumário de urina por citometria de fluxo possibilitam ao Lacem maior eficiência do serviço. O robô de coleta é um equipamento que fica interligado ao setor de cadastramento de pacientes. Ele gera as etiquetas com o nome do paciente e dos exames a serem coletados – com código de barras –, rotula os tubos e gera um conjunto individualizado para cada paciente.

O Lacem realiza mais de 105 tipos de exames nas áreas de hematologia, bioquímica, imunologia, marcadores tumorais, bacteriologia, parasitologia e urinálise, entre eles a dosagem de hemoglobina por HPLC (cromatografia líquida de alta performance), uma das metodologias padrão ouro para o acompanhamento de diabéticos, que possui uma maior precisão, além de permitir a identificação de hemoglobinas anormais. O laboratório também conta com uma esteira para integrar os equipamentos de bioquímica, hormonologia e marcadores tumorais, que permite agilidade e diminuição do custo de cada exame.

Ao todo, 57 pessoas compõem a equipe. O atendimento ao público começa às 7h e se estende até às 18h, mas as coletas são encerradas às 9h30min. Os resultados dos exames são disponibilizados no site da Prefeitura por meio do endereço eletrônico www.pmvc.ba.gov.br. Após clicar no link “Serviços”, o usuário deve entrar na área “Laboratório Central”; 90% dos exames realizados tem seu resultado disponibilizado no mesmo dia da coleta.

Notícias Relacionadas

Notícia Destaque
14/11
Transporte coletivo: Prefeitura informa sobre mudanças em linhas do Conquista VI
Notícia Destaque
13/11
Plantão da Gerência de Postura apresenta balanço dos primeiros meses de funcionamento
Comunicação
13/11
Prefeitura apresenta novo portal nesta segunda-feira,16
Agricultura e Desenvolvimento Rural
13/11
Prefeitura entrega Barragem de Boa Vista nesse sábado, 14