Jornada da Educação: Leandro Karnal traz reflexão sobre os desafios dos educadores na atualidade

SC2_3117 copy

A conferência de abertura da Jornada da Educação, nessa quinta, 11, trouxe à tona uma reflexão sobre os desafios dos educadores na atualidade. Sob a responsabilidade do filósofo e historiador Leandro Karnal, a palestra colocou em debate assuntos relacionados às atividades dos educadores. Com o tema “Educação e sociedade”, Karnal falou sobre a escola no século XXI e os principais desafios enfrentados pelos professores na transmissão do conhecimento aos alunos.

O também professor destacou a relevância da escola para a formação do homem, ressaltando que no passado a escola era transmissora de conteúdo, e não exatamente de valor moral. Segundo ele, dar aula atualmente é muito mais difícil que há 50 anos, uma vez que a educação não é mais uma atribuição da família. “Recebemos toda a responsabilidade, mas não recebemos todo o poder. Querem cada vez mais que eu faça tarefas maiores, com cada vez menos tempo e menos poder”, ressaltou.

Durante a sua comunicação, Karnal também comentou os desafios dos educadores diante das transformações da sociedade e das constantes atualizações das novas tecnologias. “Hoje a educação precisa estar à frente das informações. Temos que seduzir alunos diante de tantas novas tecnologias”, disse, frisando que os conteúdos mais importantes a serem transmitidos aos alunos são os valores e as formas de trabalhar o pensar.

“Todo mundo pode dar aula, mas poucos sãos os que podem ser professores. É preciso saber que essa profissão tem um valor extraordinário. Somos o tijolo fundamental para a construção do homem, somos a única função universal do planeta Terra. Não existe função mais notável do que essa”, concluiu o historiador.

ADMIRADORES – A consultora do Sebrae, Patrícia Quadros, foi uma das 1.800 pessoas que assistiram à palestra de Leandro Karnal na abertura da Jornada da Educação. Fã declarada do historiador, ela aprovou a reflexão que ele provocou. “Acho ele muito provocativo, nos leva à reflexão. Faz uma análise muito bacana das mudanças da realidade, naturalmente constantes. A Prefeitura de Vitória da Conquista está de parabéns em trazer nomes como esse, tem que continuar a fazer isso sempre”, declarou.

Outra admiradora do trabalho de Karnal, a psicóloga Daniela Miranda, também aprovou a palestra. “Tenho um encantamento por Karnal, pela mensagem que ele traz, que é de emocionalidade, porque ele traz uma ideia que é uma busca universal, o conhecer-se. Ele tem uma fala amorosa, que fala ao coração, de que é preciso ter propósito no que se faz e no que se realiza”, resumiu.

A Jornada da Educação segue até o próximo sábado, 13, com uma programação diversa e a participação de 43 conferencistas convidados.

SC2_3120

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
27/02
Conquista festeja o carnaval em clima de paz
Fotos
22/02
Governo Municipal participa do lançamento da Exposição Conquista 2017
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
20/02
Prefeitura quer atrair mais público para o Centro Glauber Rocha
Áudios
17/02
Inspiração britânica: prefeito e secretários participam de sessão ordinária da Câmara de Vereadores