Integração tarifária garante economia a usuários do transporte coletivo em Vitória da Conquista

Cidadão pode tomar mais de um ônibus e pagar somente uma tarifa; o recurso já é utilizado por cerca de 30 mil pessoas por mês – o que equivale a 5% dos usuários

No dia 30 de março deste ano, uma novidade se incorporou ao cotidiano dos moradores que diariamente andam de ônibus por Vitória da Conquista. Trata-se da integração tarifária, recurso que passou a permitir que o usuário fizesse mais de um deslocamento e pagasse apenas uma tarifa – desde que os dois ou mais veículos em que ele entrasse transitassem num único sentido, dentro de um período de no máximo 90 minutos, e cujo percurso não dispusesse de uma linha direta de ônibus.

Quem estivesse, por exemplo, no Alto Maron ou no Bruno Bacelar, e precisasse se deslocar para o bairro Brasil – trajetos que não são cobertos por uma linha direta de ônibus – poderia entrar num veículo em qualquer um desses dois primeiros bairros, descer no ponto que lhe fosse mais adequado e, por fim, subir em qualquer outro coletivo que tivesse como destino o bairro Brasil. Caso essa viagem fosse feita em menos de 90 minutos, e no mesmo sentido, o usuário pagaria somente por uma passagem. E, quando retornasse para casa, poderia fazer a mesma coisa, desta vez em sentido contrário. Ou seja, pagaria por duas tarifas, ao invés de quatro.

A integração tarifária foi gradualmente se consolidando em Vitória da Conquista. Hoje, ela é utilizada por cerca de 30 mil pessoas por mês – número que equivale a 5% dos usuários do transporte coletivo na cidade. A integração pode ser feita com os cartões eletrônicos que os usuários já possuem, sejam eles estudantes ou não.

Os cidadãos que não possuem cartões e pagam tarifa, caso queiram participar do SIT, devem adquirir um cartão eletrônico avulso em qualquer um dos três postos de venda da Associação dos Operadores do Transporte Coletivo Urbano (ATUV). Isso pode ser feito de segunda a sexta, das 8h às 18h. A primeira via é gratuita. Para solicitar seu cartão, o cidadão deve levar os seguintes documentos: foto 3 x 4, carteira de identidade, CPF e Comprovante de residência.

Confira os endereços dos três postos de venda e escolha o que estiver mais próximo.

1 – Rua 2 de Julho, nº 220, Centro
2 – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) – Quiosque próximo à Biblioteca
3 – Avenida Guanambi, nº 2.693, bairro Brasil (próximo à Praça Mármore Neto – “Praça do Boneco”)

Notícias Relacionadas

Mobilidade Urbana
17/11
Prefeitura amplia horário do transporte coletivo neste domingo, 19
Mobilidade Urbana
10/11
Enem: Trecho da Olívia não será fechado para prática esportiva no domingo, 12
Mobilidade Urbana
10/11
Enem: ônibus circularão em horários especiais neste domingo, 12
Mobilidade Urbana
02/11
Semob divulga horário especial de ônibus durante o Enem e alterações para sexta, 3