Inscrições para eleições dos conselheiros tutelares terminam nesta segunda-feira, 20

Se você tem interesse em participar, entenda as funções do conselheiro tutelar

Atualmente, Vitória da Conquista conta com três Conselhos Tutelares. Com atuação nas zonas leste, oeste e na zona rural da cidade, o órgão é responsável por acompanhar e encaminhar os casos de ataque contra o direito de crianças e adolescentes. É a ele que recorrem, inicialmente, os cidadãos que identificam alguma forma de violação dos direitos infantojuvenis, funcionando assim como uma porta de entrada para a rede de atendimento socioassistencial disponibilizada pela Prefeitura para esse público.

Nesse sentido, o papel do conselheiro tutelar é essencial para garantir o cumprimento dessas funções. Ele é responsável por receber as denúncias de ameaças ou violação dos direitos das crianças e dos adolescentes; iniciar os procedimentos de apuração de infração administrativa às normas de proteção à criança e ao adolescente, bem como de irregularidades em entidades de atendimento, através de representação; além de fiscalizar as entidades de atendimento.

Para atuar como um conselheiro tutelar, é preciso ter mais que 21 anos e atender a alguns requisitos, como idoneidade moral e residência e domicílio no município há pelo menos dois anos. Também se espera que o profissional seja comunicativo, para manter o diálogo constante entre pais ou responsáveis, poder judiciário e comunidade. Se você se enquadra nessas características e tem interesse em atuar como conselheiro tutelar de Vitória da Conquista, participe do processo seletivo que vai até esta segunda-feira, 20 de abril.

Confira aqui o Edital  de Seleção e efetue sua inscrição.

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
18/11
Prefeitura promove 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra mulher
Desenvolvimento Social
16/11
Bolsa Família Móvel chega a Cercadinho neste sábado, 18
Desenvolvimento Social
15/11
Educandos do Cras Jardim Valéria visitam Câmara de Vereadores
Desenvolvimento Social
14/11
Semdes intensifica inscrição dos beneficiários do BPC no CadÚnico