Índice de Infestação Predial da dengue cai para 2,2 em Vitória da Conquista

A queda foi superior a 50% e é resultado do trabalho da Prefeitura, em parceria com a comunidade

O último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado no final do mês de agosto e início de setembro, pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Programa Municipal de Endemias, apresentou um índice de 2,2%. O Levantamento, que é realizado a cada dois meses, apresentou uma queda de mais de 50% em relação ao último índice que foi de 4,9%.

“É uma satisfação muito grande para a Prefeitura informar este novo índice. Pois ele, é resultado de um trabalho intenso que foi feito nos últimos meses pelos agente de endemias, em parceria com a comunidade. Mas, continuaremos intensificando as ações, para atingirmos o ideal que é de 1%”, avaliou a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane de Araújo.

Ao visitar todos os bairros da zona urbana, o levantamento demonstrou que 100% dos focos das larvas do Aedes aegypti estão nas residências e não em terrenos baldios, como muitos acreditam. “É importante que a população esteja atenta para o cuidado no armazenamento de água nas residências. Estes locais devem estar sempre tampados”, alertou a coordenadora de Endemias, Polyana Gusmão.

O Aedes aegypti é responsável pela transmissão de vírus que provocam três doenças: a Dengue, a Zica e a Febre Chikungunya. Em Vitória da Conquista, até o dia 8 de setembro, foram notificados 538 casos suspeitos. Destes, 320 positivos para a dengue, 170 negativos, 5 inconclusivos e 43 casos aguardando resultado. Não foram registrados nenhum caso de Chikungunya e Zica.

Notícias Relacionadas

Notícia Destaque
14/11
Transporte coletivo: Prefeitura informa sobre mudanças em linhas do Conquista VI
Notícia Destaque
13/11
Plantão da Gerência de Postura apresenta balanço dos primeiros meses de funcionamento
Comunicação
13/11
Prefeitura apresenta novo portal nesta segunda-feira,16
Agricultura e Desenvolvimento Rural
13/11
Prefeitura entrega Barragem de Boa Vista nesse sábado, 14