Como parte da programação do Festival da Juventude – Ano III, a Coordenação Municipal da Igualdade Racial realizou, na manhã do dia 2 de maio, sábado, o II Fórum Interterritorial de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia. O evento, que foi realizado na Sala de Reuniões da Paróquia São Miguel Arcanjo, contou com a presença do representante da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Cristiano Lima, e de gestores dos Territórios de Identidade de Vitória da Conquista e de Salvador.

Na ocasião, foram discutidos assuntos a respeito da juventude negra, do Plano Juventude Viva, da redução da maioridade penal no Brasil e da intolerância religiosa. Outra pauta importante foi a sinalização positiva para a construção de convênio de cooperação técnica entre os municípios que fazem parte do Fórum Estadual de Gestores de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia. Para esse fim, serão utilizados recursos do Convênio Municipalizando as Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Vitória da Conquista tem se organizado para construir esse pacto.

Representatividade’ – No mesmo dia, a Coordenação Municipal da Igualdade Racial participou da Roda de Conversa Negritudes e Tradições Ancestrais. A roda discutiu as religiões de matriz africana, seus variados ritos e o conceito tradicional de proteção social que contribui para a longevidade da juventude negra e pobre. O tema foi abordado pelo Gestor de Igualdade Racial de Camaçari, João Borges. Durante a oportunidade, também foi levantado, pelo mestre do Grupo Cultural e Artesanal Arte e Movimento Capoeira, Lázaro dos Santos, o tema capoeira, em especial a tentativa de regulamentação desse movimento. A Coordenação também participou da Roda de Conversa sobre a Redução da Maioridade Penal no Brasil.

No domingo, 3, aconteceu, no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura, a Oficina de Capoeira Contemporânea, ministrada pelo mestre de Capoeira, Lázaro dos Santos. No mesmo dia, à noite, foi realizada uma apresentação de capoeira.

Print this pageShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterEmail this to someoneShare on LinkedIn