Orestes recebe repelente

Nesta quinta-feira (17), a cidadania chegou ao “cantinho” de seu Orestes Sousa Amaral, 89 anos. Morador do Iguá, o aposentado pôde usufruir de vários serviços ofertados pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Gabinete Itinerante Rural, na Escola Municipal Erathostenes Menezes.

“Fui atendido direitinho. Gostei demais, fui despachado logo. Agradeço à Prefeitura pelo que ela fez”, disse o senhor, depois de tomar a vacina contra a gripe H1N1 e de pegar um repelente, distribuído pela Secretaria de Saúde.

O pátio da escola e a área externa estavam cheios de idosos, adultos e crianças que procuravam atendimento social e de Saúde. No total, 3.355 pessoas foram atendidas. Foram disponibilizados: aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia, teste de Hepatite C, sífilis e HIV, atendimento médico e odontológico, realização de exame preventivo.

Maria das Dores levou seus exames para o médico

Maria das Dores Santos veio da Fazenda Lagoa do Juazeiro para ser atendida por um dos três médicos disponíveis no evento, pegar medicamento e fazer exame de sangue. “Fui encaminhada tudo certinho. Gostei aqui desse serviço. Obrigada pela presença de todos”, agradeceu a senhora.

“Foi muito importante esse mutirão pois atendeu muita gente. Foi muito bom, gostei muito do atendimento”, reforçou a moradora do Iguá, Delândia Lemos, assim que saiu do atendimento médico.

Equipes do Bolsa Família Móvel, do Cartão SUS e do Núcleo de Atenção à Saúde da Família também marcaram presença. Agentes de endemias realizaram 120 visitas com tratamento focal do mosquito Aedes Aegypti. Pessoas que precisam tirar a segunda via de documentos, como RG e certidão de nascimento ou casamento e estão dentro do perfil socioeconômico, receberam do Cras uma declaração para isenção de pagamento.

Equipe do Cras presta atendimento

Durante o evento, 6o pessoas interessadas em aprender artesanato receberam retalhos de panos por meio do projeto Recriar Solidário. Essas mulheres vão participar de uma palestra de orientação para produziram produtos. Para Luana da Silva, 18 anos, o incentivo foi válido: “É um aprendizado muito bom para a nossa população, pois a gente precisa muito. É sempre bom ter um projeto desse para a gente se distrair e é um aprendizado para nossas vidas”.

Veja a ação em Iguá em números:

GABINETE DO PREFEITO:
-20 pessoas atendidas.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
-2.993 atendimentos
SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL:
– 234 pessoas atendidas.
SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO, RENDA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
– 60 pessoas atendidas
TOTAL DE ATENDIMENTOS: 3.355