O prefeito Herzem Gusmão e o chefe de Gabinete, Marcos Ferreira, receberam o diretor do Ifba, Jaime dos Santos Filho, e a professora Graça Bittencourt. Eles discutem uma possível ampliação do Programa Cidadão Aprendiz

Na manhã desta terça-feira (4), o Governo Municipal recebeu um importante reconhecimento pela parceria para efetivação do Programa Cidadão Aprendiz. Representantes do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) estiveram no Gabinete Civil, agradecendo ao prefeito Herzem Gusmão pelo ingresso da Prefeitura no convênio que está possibilitando o projeto.

Por meio do Programa, que também tem o apoio do Ministério do Trabalho, 30 jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social estão tendo acesso a aprendizagem profissional. O objetivo é resgatá-los do risco social e lhes oportunizar ingresso no mercado de trabalho. Nesse sentido, o Ifba trabalhou a sua qualificação teórica, enquanto que a Prefeitura tem sido espaço para a capacitação prática.

De acordo com o prefeito Herzem Gusmão, os benefícios do Programa não se limitam aos jovens, mas incidem diretamente no serviço público. “Todas as secretarias onde os aprendizes estão lotados têm avaliado positivamente a sua atuação. Eles estão contribuindo com a qualidade do nosso trabalho, e nós também queremos colaborar abrindo portas para outras oportunidades, que possibilitem a esses jovens um grande futuro”, afirma. Por isso, o prefeito convida a se analisar uma ampliação do Programa.

Para o diretor do Ifba, campus de Vitória da Conquista, Jaime dos Santos Filho, em cerca de seis meses de projeto, já é possível identificar uma nova perspectiva nos jovens. “A gente vê a alegria deles no desenvolvimento das atividades, a gente vê que essa ação com certeza, sendo ampliada, trará muitos benefícios para a sociedade de Conquista”, diz. E completa: “A gente veio aqui para valorizar a ação, temos que comemorar os bons resultados sempre, porque realmente mostra a importância do convênio”.