Hospital Municipal Esaú Matos realiza teste da linguinha

Durante o exame, são avaliadas a sucção, a respiração e a deglutição do bebê, além do frênulo

Os pais dos bebês que nascerem no Hospital Municipal Esaú Matos, administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), neste mês, passam a contar com mais um benefício. A unidade passou a oferecer, além dos testes do pezinho e da orelhinha, o teste da linguinha.

O exame tem por objetivo detectar a existência de alguma alteração no chamado frênulo, membrana que liga a língua à parte inferior da boca e também é conhecida como “freio”. Uma alteração nessa membrana pode gerar a popular língua presa e também dificultar a amamentação dos recém-nascidos.

“Inicialmente, o que mais importa é a amamentação para que essa criança possa se alimentar adequadamente, evitando o desmame precoce”, esclarece o fonoaudiólogo Jorge Fernando Cunha. Em caso de alteração no primeiro exame, que é realizado ainda no hospital, é agendado um novo para verificar a necessidade de cirurgia, a ser realizada no próprio Esaú.

Durante o exame, o fonoaudiólogo avalia a sucção, a respiração e a deglutição da criança no momento da amamentação e também observa o frênulo. “A criança terá acesso ao exame no momento da alta. Este é um exame indolor. Caso seja necessária a cirurgia, o procedimento é simples e o bebê pode ser amamentado ainda no mesmo dia”, explica Jorge.

Daiane Borges, mãe do pequeno Nilo, com 20 dias de nascido, aproveitou o momento do teste da orelhinha para avaliar a linguinha. “Quanto antes a gente descobrir se tem alguma alteração, melhor, porque evita que a criança tenha problema. É muito bom que o Governo esteja oferecendo pelo SUS”, avaliou Daiane.

Notícias Relacionadas

Notícia Destaque
14/11
Transporte coletivo: Prefeitura informa sobre mudanças em linhas do Conquista VI
Notícia Destaque
13/11
Plantão da Gerência de Postura apresenta balanço dos primeiros meses de funcionamento
Comunicação
13/11
Prefeitura apresenta novo portal nesta segunda-feira,16
Agricultura e Desenvolvimento Rural
13/11
Prefeitura entrega Barragem de Boa Vista nesse sábado, 14