Hospital Municipal Esaú Matos garante bom atendimento a mães e recém-nascidos

O título de ‘Hospital Amigo da Criança’, concedido pelo Ministério da Saúde, é a principal credencial apresentada pelo equipamento

Os serviços oferecidos pelo Hospital Municipal Esaú Matos não são novidade para Fernanda Fernandes, 30 anos. Afinal, ela conheceu o local há onze anos, quando tinha dezoito, para dar à luz a seu primeiro filho após oito meses de uma gravidez repleta de complicações. “Minha gravidez foi de alto risco. Tive ameaça de aborto, hemorragia, e meu filho nasceu com oito meses, prematuro”, relembra.

Exatamente por conta dessas características, a equipe do hospital intensificou ainda mais os cuidados com o recém-nascido – o que não foi uma exclusividade, já que todos os procedimentos são seguidos em casos semelhantes. “Ele ficou na UTI, a gente voltou para casa. E todo dia eu vinha tirar o leite. Tinha um carro para levar a gente em casa e buscar”, conta a mãe. “Hoje, meu filho está com onze anos e é um rapaz maravilhoso. Só tenho a agradecer”.

Nesta semana, Fernanda voltou ao Esaú Matos para uma segunda experiência. Desta vez, quem veio ao mundo foi sua filha, Lívia Rosa, fruto de uma gestação mais tranquila. “Hoje estou aqui com minha filhinha. Fui muito bem atendida, e ela também”, comemorou a mãe de segunda viagem.

Fernanda mora no bairro Urbis V, em Vitória da Conquista. E as mesmas impressões que ela teve foram manifestadas por Patrícia, que veio do município de Maetinga exclusivamente para ter seu primeiro filho. O parto foi normal. E o atendimento foi descrito por ela como “excelente”. “O parto foi maravilhoso. A equipe toda me ajudou, me incentivou, e estou sendo bem tratada”, relatou Patrícia, que durante o parto foi acompanhada pela mãe.

‘Amigo da Criança’ – Ao longo dos últimos 13 anos, desde que foi municipalizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, o equipamento tornou-se o principal hospital materno-infantil do interior da Bahia. Mantido com recursos municipais, e, atualmente, administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), o Esaú Matos é o único hospital municipal da Bahia a possuir uma UTI Neonatal.

Logo após a municipalização, o hospital chegou a uma das principais conquistas de sua história: o título de “Hospital Amigo da Criança”, concedido pelo Ministério da Saúde e mantido até hoje. A estrutura atende não só aos conquistenses, mas também a usuários de toda a região sudoeste – a exemplo da maetinguense Patrícia.

Entre os serviços oferecidos, destacam-se o Pronto Socorro Pediátrico, o Pronto Atendimento em Obstetrícia, follow-up para crianças que tiveram alta da UTI, o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), o centro cirúrgico, o ambulatório, o Banco de Leite Humano, o Centro Obstétrico, a UTI Semi-Intensiva e o alojamento Família Canguru.

*Fernanda (à esquerda) e Patrícia (à direita)

Notícias Relacionadas

Notícia Destaque
14/11
Transporte coletivo: Prefeitura informa sobre mudanças em linhas do Conquista VI
Notícia Destaque
13/11
Plantão da Gerência de Postura apresenta balanço dos primeiros meses de funcionamento
Comunicação
13/11
Prefeitura apresenta novo portal nesta segunda-feira,16
Agricultura e Desenvolvimento Rural
13/11
Prefeitura entrega Barragem de Boa Vista nesse sábado, 14