Hospital Municipal Esaú Matos é um Hospital Amigo da Criança

Desde 2002, por promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, o Hospital Municipal Esaú Matos, administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC) mantém um importante título. Ele possui a certificação como Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Único hospital materno-infantil mantido por uma Prefeitura na Bahia, com UTI Neonatal e Banco de Leite Humano, o Esaú Matos é um dos oito hospitais do estado que foram contemplados com o selo. “É uma grande honra, para o Governo Municipal e para a Fundação, a renovação do selo, que atesta o incentivo à amamentação”, ressaltou a diretora administrativa da Fundação, Erika Moreira.

A renovação do selo acontece a cada três anos. Criado em 1990, a certificação tem por objetivo reduzir as taxas de morbimortalidade infantil, por meio das boas práticas do aleitamento materno, seguindo as orientações do Manual: 10 Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno.

E como exemplo de envolvimento da administração na manutenção do mesmo, foi desenvolvida uma faixa para envolver o bebê à sua mãe logo após o nascimento. Isso garante a mãe e filho o contato pele a pele por, no mínimo, uma hora, de forma segura. Com essa estratégia, o Esaú cumpriu o 4º passo “Manter o contato pele a pele, imediatamente, após o parto, encorajando a mãe a perceber quando ela e seu bebê estão prontos para amamentar”.

Além da faixa, toda a equipe do hospital participa de capacitações e são orientados a seguir o Manual dos 10 Passos.

Notícias Relacionadas

Notícia Destaque
14/11
Transporte coletivo: Prefeitura informa sobre mudanças em linhas do Conquista VI
Notícia Destaque
13/11
Plantão da Gerência de Postura apresenta balanço dos primeiros meses de funcionamento
Comunicação
13/11
Prefeitura apresenta novo portal nesta segunda-feira,16
Agricultura e Desenvolvimento Rural
13/11
Prefeitura entrega Barragem de Boa Vista nesse sábado, 14