Herzem e Lucio Vieira Lima buscam investimentos para ações de convivência com a seca

Esta semana, o prefeito Herzem Gusmão cumpriu agenda em Brasília. Um dos pontos discutidos pelo prefeito, com os políticos da capital federal, foi a captação de recursos para ações de convivência com a seca na zona rural de Vitória da Conquista.

O encontro com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Renato Newton, foi articulado por Lúcio Vieira Lima, o deputado federal que mais tem apoiado a busca para as soluções dos problemas de nosso município.

No encontro, foi discutida a necessidade de incremento de recursos para a Operação Pipa e a construção de novos sistemas simplificados de água.

“Sei que todos os municípios do Estado da Bahia estão numa situação muito crítica por causa da seca. Estamos procurando concentrar todos os esforços para socorrê-los. E, Vitória da Conquista, por ser um município importante, um grande município da Bahia, vamos tentar garantir recursos para atender a população que tanto sofre por causa da longa estiagem”, assegurou o secretário.

No início do ano, o Exército, que comanda a Operação Pipa, reformulou a distribuição da água na cidade, diminuindo o número de caminhões que atendem a zona rural conquistense, que passaram de 38 para 19. Recentemente, o Governo Federal publicou decreto reconhecendo a situação de emergência.

“Nós entendemos o sofrimento que a população da zona rural vem passando. Por isso, determinamos a contratação de novos caminhões pipa através de recursos da Prefeitura e estamos realizando a limpeza de açudes e aguadas. Em paralelo, estamos dialogando com o Governo Federal para retomar a quantidade de veículos que atendiam o município através da Operação Pipa, do Exército”, explicou o prefeito Herzem Gusmão.

A equipe do Ministério da Integração Nacional vai estudar com a Secretaria Municipal de Agricultura formas de repasses de recursos para a ampliação dos Sistemas Simplificados de Água.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
15/12
Arte e Educação: Prefeitura Móvel oferece atividades pedagógicas para as crianças do bairro Urbis VI
Gabinete Civil
15/12
Prefeitura Móvel leva a Administração Municipal à região da Urbis VI
Gabinete Civil
14/12
Prefeitura realiza confraternização com educandos atendidos pelos Cras
Gabinete Civil
13/12
Decoração natalina da Tancredo Neves encanta conquistenses e visitantes