Herbário Municipal produz mais de 3 mil mudas em quatro meses

Mudas de ipê amarelo

Mudas de ipê amarelo

O Governo Municipal trabalha para preservar a flora de Vitória da Conquista. E o município conta com um importante equipamento que auxilia nessa tarefa: o Herbário Sertão da Ressaca. Mantido pela Prefeitura, o Herbário desenvolve atividades relacionadas à produção de mudas de árvores nativas e espécies não originárias da região.

Situado na Serra do Periperi, o Herbário reproduz aproximadamente 40 espécies de plantas. “Aqui produzimos mudas de ipês, braúna, jatobá, madeira nova, pau brasil, entre outras”, destacou o engenheiro do Herbário, Lázaro Ribeiro.

Estas mudas são utilizadas pela Secretaria de Meio Ambiente na arborização da cidade e na recuperação de áreas degradadas, e também podem ser doadas à comunidade. Só nos primeiros quatro meses deste ano, o Herbário já produziu e distribuiu mais de 3.500 mudas.

Melo

Melocactus conoideus é espécie endêmica do município

Ações de preservação – Além de contribuir com a arborização do município, a missão principal do herbário é a preservação da vegetação local. Nesse sentido, uma das iniciativas que merece destaque é a reprodução de mudas de uma espécie endêmica do município denominada Melocactus conoideus ou “cabeça-de-frade”, como é popularmente conhecida.

Essa espécie botânica de planta da família das cactaceae  descoberta nos anos 70 pelo holandês Albert Beuning – ocorre apenas em Vitória da Conquista, numa área localizada no alto da Serra do Periperi  e corre risco de extinção em decorrência da degradação provocada pela mineração.

Recuperação de Nascentes – O Herbário ainda colabora para o desenvolvimento e a execução de diversos projetos e atividades, a exemplo de recuperação de nascentes. “O Governo Municipal está realizando Plano de Ação de Recuperação das Nascentes do Rio Catolé. A iniciativa está em fase inicial e tem os objetivos de diagnosticar e recuperar as nascentes deste importante corpo hídrico de nossa região. Nos próximos dias, a equipe da secretaria de Meio ambiente realizará as primeiras visitas de campo”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Carlos Teles.

Outras nascentes serão beneficiadas, em parcerias solicitadas pelos produtores rurais.

Distribuição de Mudas – Se você deseja ter até três mudas produzidas no herbário, basta ir ao Herbário para solicitá-las. Se quiser uma quantidade maior, entre em contato por meio do telefone (77) 3422-8141.

Mudas de Pau Brasil

Mudas de Pau Brasil

Notícias Relacionadas

Notícias
27/05
Evento discutiu estratégias e investimentos do setor industrial na Bahia
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
27/05
Prefeitura dialoga com comunidades sobre São João na zona rural
Notícias
26/05
Surdos participam de Oficina de Arteterapia promovida pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda
Desenvolvimento Social
26/05
Mulheres atendidas pelo Crav participam de manhã motivacional