Governo Municipal solicita doação da área da antiga Estação de Tratamento de Efluentes

Em 13 de junho de 2013, ao colocar em funcionamento a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Vitória da Conquista, o Governo do Estado deu início à desativação da antiga – situada no bairro Candeias e conhecida como “Pinicão”. Quinze dias após, o processo já havia sido concluído. O esgoto passou a ser direcionado para a nova estação, reduzindo, com isso, o odor desagradável que caracterizava o local.

Desde então, o Governo Municipal tem discutido com o Estado a destinação da área da antiga ETE, que pertence a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). A proposta é que a mesma seja cedida ao Município. “Aquela área tem fonte de água perene, além de ser um espaço de proteção ambiental. A intenção do Governo Municipal é transformá-la em um parque, uma área de lazer para a cidade”, destacou o prefeito Guilherme Menezes.

O pedido, que já havia sido feito ao então governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, foi reiterado recentemente ao atual governador Rui Costa. A Prefeitura pretende elaborar e executar um projeto para a construção de um Parque Ecológico Municipal, que será integrado ao Estádio Municipal Lomanto Júnior. O equipamento contará com área de lazer ativo (caminhada, ciclovia, corrida e ginástica) e contemplativo (espelho d’água para comportar pedalinho). A área verde será preservada.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
22/08
Governo reúne Fundação Dom Cabral, vereadores e empresários para apresentar planejamento estratégico
Gabinete Civil
22/08
Escolhido o nome para o planetário de Vitória da Conquista
Gabinete Civil
21/08
Prefeitura procura quadros de ex-prefeitos para recuperar patrimônio histórico
Gabinete Civil
21/08
Nota de Pesar pelo falecimento de Matheus da Hora Oliveira