Governo Municipal se reúne com moradores da zona rural

 

O principal ponto de pauta da reunião foi o projeto Cidade Digital, iniciativa desenvolvida de forma pioneira pela Prefeitura desde 2011

A equipe do Governo Municipal se reuniu com moradores dos povoados de Xavier, Lagoa de Justino e Algodão, na manhã desta segunda-feira,27. O objetivo do encontro foi discutir sobre a implantação do projeto Cidade Digital – uma iniciativa pioneira da Prefeitura Municipal que, desde 2011, permitiu a interligação dos órgãos públicos municipais, além disso possibilitou a chegada do sinal da internet livre na zona rural da cidade – nos povoados de Lagoa de Justino e Algodão.

O município tem alcançado importantes avanços nessa área. “Vitória da Conquista foi pioneira nesse projeto, no estado, tanto que, quando o Ministério das Comunicações lançou o projeto Cidades Digitais escolheu a nossa cidade para dar o ponto de partida na Bahia. A partir da sede da Prefeitura, o sinal de internet foi levado, além dos pontos urbanos, para o distrito de José Gonçalves (no Posto de Saúde) e para os povoados de Tapirema (no Centro Vocacional Tecnológico) e de Xavier. Por isso, é com muito bons olhos que vejo essa iniciativa de vocês em pleitear a internet para outros povoados”, destacou o prefeito Guilherme Menezes.

Experiência Exitosa – O projeto Cidade Digital, desenvolvido pela Prefeitura, previa a implantação de internet nos órgão públicos da zona rural como escolas e postos de saúde. Em Xavier, o projeto tomou um novo rumo e, além de ser implantado na escola municipal do povoado, também foram contempladas cerca de 40 casas da localidade. “Para nós, foi uma surpresa quando moradores do Xavier nos procuraram, solicitando que ampliássemos o acesso para as casas da comunidade. Foi uma experiência totalmente nova e exitosa. Hoje, com a contrapartida da comunidade para a instalação da torre e da antena, são 89 casas atendidas. Dessa forma, os equipamentos ficam sendo da comunidade e não da Prefeitura e essa atitude estimula o zelo da comunidade”, ressaltou o prefeito.

Mais educação – A partir desta iniciativa muitos dos moradores do povoado de Xavier estão fazendo cursos de nível superior pelo Sistema de Ensino à Distância (EAD), é o que afirma a agricultora Maria José Aguiar Freitas, moradora do povoado de Xavier. “Foi muito importante porque deu oportunidade aos jovens de estudarem nessas faculdades a distancia e foi uma conquista grandiosa saber que a gente pôde realizar mais um sonho que parecia tão distante e agora é real. Fora isso nos possibilita a estudar novas técnicas para a pecuária e agricultura”, disse.

E é justamente esse o anseio das comunidades de Lagoa do Justino e Algodão. “A implantação do sinal de internet lá no Algodão vai nos proporcionar um aprendizado muito grande. São jovens que poderão continuar estudando e aprofundando esses conhecimentos. Por isso, buscamos esse apoio da Prefeitura e agora vamos continuar correndo atrás e mobilizando a comunidade para garantir a implantação”, falou o agente comunitário de saúde do povoado de Algodão, Evandro Marcos.

Antes dessa reunião, o prefeito Guilherme Menezes os agricultores Antônio José dos Santos e Vitório Ferreira do povoado de Cachoeira das Araras. Eles vieram agradecer a construção de um tanque na localidade.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
20/09
Vitória da Conquista formaliza filiação à Amvagra
Gabinete Civil
20/09
Prefeitura e OAB promovem Ciclo de Palestras LGBT
Gabinete Civil
19/09
Segunda edição do Prefeitura Móvel acontece no bairro Bruno Bacelar
Gabinete Civil
17/09
Profissionais da gestão esportiva participam de curso de qualificação