Governo Municipal se reúne com familiares de Dão Barros

Tema do encontro foi a revitalização da praça que será rebatizada com o nome do artista, falecido em 2010

A antiga “Praça dos Ciganos”, situada no Loteamento Pombal, dentro dos limites do bairro Alvorada, passou por um intenso processo de revitalização. O espaço, que dispunha apenas de um campo de futebol aberto, ganhou alambrados e uma quadra p0liesportiva, além de um quiosque, passeios e rampas acessíveis, equipamentos para ginástica e iluminação nas áreas interna e externa.

A obra, promovida pela Prefeitura, por meio da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), está em fase final. Como último ato para sua revitalização, a praça será oficialmente rebatizada com o nome de um dos mais ilustres personagens que já passaram por Vitória da Conquista: Dão Barros, músico, artista plástico e luthier, falecido em 2010.

A fim de obter informações sobre o andamento da obra, familiares de Dão se reuniram com o prefeito Guilherme Menezes e outros integrantes do Governo Municipal nessa quarta-feira, 4, no Gabinete Civil. Gil e Yuri Barros, respectivamente irmão e filho de Dão, foram informados de que a nova praça será concluída dentro de algumas semanas.

“A praça, inclusive, já está sendo utilizada pela comunidade. É um equipamento que veio qualificar muito toda aquela região do Loteamento Pombal, trazendo a possibilidade de uma adequação ao uso para o esporte, a cultura, o lazer, a contemplação”, disse o prefeito Guilherme Menezes. “A praça é para isso, para a socialização também. É uma reunião da comunidade”, prosseguiu o gestor.

Sugestões – Gil e Yuri também fizeram sugestões, como a inclusão de um anexo destinado a abrigar instrumentos musicais, obras de arte, discos e tudo o mais que compõe o acervo deixado pelo futuro patrono da praça revitalizada. Uma espécie de memorial do artista. “Acho que, com a associação da praça não só ao esporte, mas também com uma ligação entre o homenageado e as suas obras, haveria um sentido maior no nome da Praça Dão Barros”, explicou Gil, que também é músico.

“Esse é o nosso próximo passo”, respondeu o prefeito, sobre a proposta de inclusão do memorial no projeto. “Vamos estudar para ver o que for possível em conjunto com os familiares, com a comunidade, com todos os envolvidos nesse processo”.

‘De primeira qualidade’ – O volume de investimentos chegou a um total de quase R$ 400 mil, divididos quase que igualmente em duas partes: uma proveniente do Tesouro Municipal e outra formada por recursos federais, por meio do Ministério do Esporte. Os responsáveis por intermediar as duas parcelas de recursos foram, respectivamente, Ricardo Babão e Sidney Oliveira, motivo pelo qual os dois participaram da reunião sobre a nova Praça Dão Barros.

“É um dos maiores bairros da cidade. Agregado aos vizinhos, temos aí praticamente 25 mil pessoas. É uma cidade dentro de Vitória da Conquista. E merece uma praça, da forma como está sendo construída”, disse Oliveira, após a reunião. Babão, que mora no local há mais de quarenta anos, também comemorou: “Estou muito feliz. Posso dizer que nosso bairro tem uma praça de primeira qualidade”.

‘Sensibilidade’ – Pouco antes de morrer, Dão Barros foi uma das atrações do Natal da Cidade, em dezembro de 2009. Segundo o irmão, Gil, aquele foi seu último show. A participação em eventos promovidos pela Prefeitura, no entanto, já vinha de muitos anos. Havia uma intensa ligação entre ambas as partes, a ponto de a Prefeitura ter adquirido, para compor seu acervo, várias obras de arte produzidas por Dão – inclusive um quadro em entalhe que ornamenta o salão onde seu filho e seu irmão se reuniram com o Governo Municipal, no dia 4.

O filho, Yuri, prestes a ver o nome do pai imortalizado na nova praça, relembrou o que ele dizia, a respeito de sua ligação com as políticas culturais do Governo Municipal. “Normalmente, os artistas são lembrados após sua morte. Mas, mesmo em vida, meu pai sempre foi lembrado pela Prefeitura”, reconheceu. “Em nossas conversas reservadas, ele sempre falava da sensibilidade que o Governo Municipal tem com a cultura”, confidenciou, em seguida.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
24/09
Prefeitura Móvel oferece serviços para todas as idades
Gabinete Civil
24/09
Casa própria e Prefeitura Móvel: moradores recebem escrituras no Bruno Bacelar
Gabinete Civil
23/09
Governo Municipal terá novo secretário de Serviços Públicos
Gabinete Civil
20/09
Vitória da Conquista formaliza filiação à Amvagra