Governo Municipal se reúne com diretor do campus da Ufba

sc1_8146

Conversa tratou da manutenção de ações conjuntas entre o município e a instituição

O Gabinete Civil da Prefeitura recebeu, na tarde de segunda-feira, 6, a visita do diretor do campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Orlando Caires. Foi o primeiro contato oficial da instituição com o prefeito Herzem Gusmão.

Durante o encontro, foi abordada a importância da manutenção das ações conjuntas entre a Administração Municipal e a Ufba, a exemplo da solicitação, junto ao Governo Federal, para que o campus avançado se transforme numa possível Universidade Federal do Sudoeste da Bahia. O prefeito se comprometeu a auxiliar na tramitação do pedido, atualmente no Ministério da Educação.

“Nós iremos tentar em Brasília, junto à representação política que nós temos, que é o deputado Lúcio Vieira Lima, para que imediatamente ele consiga sair do MEC para a Casa Civil da Presidência da República para que, logo, Conquista receba essa grande notícia, que nós teremos a independência”, afirmou.

Outro ponto da pauta foi a possibilidade de abertura de uma filial da Bahiafarma em Vitória da Conquista – assunto que o prefeito se comprometeu a incluir numa futura agenda com o Governo Estadual.

“Em 2002, 2003, eu me lembro, o doutor Jorge Solla era secretário municipal de saúde e anunciou a implantação de uma indústria de medicamento, e que seria a reativação da Bahiafarma, o que não aconteceu. Os recursos que chegaram, na ordem de três milhões e duzentos, os governos passados não utilizaram e, no ano passado, o prefeito teve que devolver seis milhões e meio, corrigidos”, disse o gestor.

“Já que não dá mais para reativar a Bahiafarma através de Conquista, porque já foi reativada a região metropolitana de Salvador, mas pelo menos abrisse uma filial aqui, permitindo que Conquista pudesse fabricar medicamentos. Vai servir de laboratório para o curso de Farmácia da Ufba e, sem dúvida, um avanço para a nossa cidade”, concluiu.

Parceria – Além desses assuntos, o encontrou tratou ainda da parceria entre o município e a Ufba, sobretudo no funcionamento da Farmácia da Família e na utilização de unidades de saúde municipais como estágios curriculares por estudantes da instituição. A conversa foi “muito boa”, segundo a avaliação do diretor Orlando Caires.

“A gente veio aqui, primeiro, para desejar um excelente trabalho ao prefeito e para renovar as nossas parcerias. Afinal, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista é a maior parceira da Ufba. Temos diversos campos de estágio e uma afinidade muito grande, sobretudo com a Secretaria Municipal de Saúde”, declarou Caires.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
28/04
Alegria e emoção marcam a entrega da quadra poliesportiva no Vila América
Gabinete Civil
27/04
FNDE em Ação: em Vitória da Conquista, ministro da Educação anuncia R$ 110 milhões para prefeituras baianas
Gabinete Civil
26/04
Prefeitura convoca servidores para o trabalho nesta sexta-feira
Gabinete Civil
26/04
Projeto para preservação da memória de Glauber Rocha recebe apoio do Ministério da Cultura