Governo Municipal recepciona atletas medalhistas da Apae

 

Vinte pessoas atendidas pela entidade participaram da IX Olimpíada Estadual da Apae, em novembro

Ao recebê-los no Salão Nobre do Gabinete Civil, na tarde dessa quinta-feira, 18, o prefeito Guilherme Menezes cumprimentou e parabenizou, um por um, todos os atletas que participaram da IX Olimpíada Estadual da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), promovida entre os dias 12 e 14 de novembro, em Jequié. A entidade enviou uma delegação de vinte pessoas para competir nas modalidades atletismo, capoeira, futsal, handebol e natação.

Todos os presentes à reunião ostentavam medalhas no peito, a exemplo de Vicente Gonzaga Neto, que em janeiro completa 47 anos de idade e 22 de Apae. Durante a reunião, ele fez uma rápida demonstração de capoeira ao som do tilintar das três medalhas que lhe pendiam do pescoço: uma pelo segundo lugar, conquistado na corrida de 50 metros reservada somente a pessoas com síndrome de Down, outra pelo terceiro lugar na disputa de capoeira, e uma terceira por sua participação nas Olimpíadas.

“É uma bênção. Ele se desenvolveu bastante, tem muita saúde”, comemorou sua mãe, Elenita Gonzaga, 84, referindo-se à contribuição que a Apae deu à sua família desde que Vicente passou a frequentar a entidade, em 1993. Além da saúde e da agilidade física, ele agora é um atleta medalhista. “Isso para ele é de uma vantagem muito grande. Sinto muita alegria”, emocionou-se.

Atualmente, a Apae de Vitória da Conquista atende a cerca de 430 pessoas. Cada uma passa um turno na entidade, que lhes oferece atividades físicas, atendimento médico, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapia ocupacional, etc. – além das competições como as olimpíadas estaduais e nacionais, nas quais competem em pé de igualdade.

“O importante é que hoje a Apae não é, nem pode ser uma instituição assistencialista. É uma instituição que promove”, explicou a presidente da entidade, Janilde Nota. “Nós trabalhamos não as limitações, mas as potencialidades dos nossos assistidos”, acrescentou.

‘Parceria imprescindível’ – E, para continuar a pôr em prática esse trabalho de desenvolver as potencialidades de seus assistidos, a Apae conta com uma série de parcerias, sendo a mais direta com o Governo Municipal. “É imprescindível a parceria que há entre a Prefeitura e a Apae. Só com as doações, não teríamos condições de oferecer os serviços que oferecemos”, afirmou Janilde.

“Fico muito feliz por vocês, pela Apae e pela nossa cidade. Quando um atleta disputa uma medalha, ele está representando, principalmente, a sua cidade”, disse o prefeito Guilherme Menezes, ao parabenizar os atletas medalhistas que. “A vida é para estarmos felizes, vencendo todos os obstáculos que temos de enfrentar todos os dias”.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
26/04
Projeto para preservação da memória de Glauber Rocha recebe apoio do Ministério da Cultura
Gabinete Civil
26/04
Prefeitura apresenta projetos nos Ministérios em Brasília
Gabinete Civil
25/04
Governo Municipal participa do IV EMDS em Brasília
Gabinete Civil
25/04
Nota de pesar pelo falecimento de Antônio Carlos Napoli