Governo Municipal recebe representantes da Sepromi

Na última semana, o Governo Municipal recebeu as representantes da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Vanda Sá Barreto e Ana Rita Costa. O encontro, que aconteceu em pleno Novembro Negro – mês em que é celebrada a consciência negra –, teve o objetivo de discutir sobre as políticas públicas de promoção da igualdade racial na Bahia e em Vitória da Conquista.

Na oportunidade, os representantes de cada uma da secretarias municipais que estavam presentes – Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Lazer, Agricultura, Trabalho e Renda, Serviços Públicos, Desenvolvimento Social e Gabinete Civil –apresentaram as iniciativas implementadas pelo Governo Municipal. Algumas delas foram a identificação e o reconhecimento de 32 comunidades quilombolas e a criação do Pré-Vestibular Quilombola.

Durante o encontro, Vanda Sá, fez questão de lembrar o pioneirismo do município na implantação dessas políticas antes mesmo da Lei nº 10.639/2003 que incluiu no currículo da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática – História e Cultura Afro-Brasileira. “Conquista começou este movimento com a educação quilombola, ou seja, esta foi a primeira prefeitura que assumiu como a lei manda, criou uma coordenação para cuidar desta aplicação”, ressaltou Vanda.

Novembro Negro – Ainda no início de novembro e abrindo o Novembro Negro, foi promovido o seminário “A Presença Indígena e Quilombola no Ensino Superior da Bahia”. O evento – realizado por uma comissão de estudantes indígenas e quilombolas, com a assessoria da Coordenação de Igualdade Racial da Prefeitura e o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e da Sepromi– debateu sobre as demandas referentes às políticas de cotas e acesso e de permanência e êxito, bem como a identidade, a ancestralidade e a organização quilombola e indígena no espaço acadêmico.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
17/11
Parada LGBT: confira como fica o trânsito e o itinerário dos ônibus
Gabinete Civil
17/11
Governo Municipal promete acompanhar demandas de movimentos rurais
Gabinete Civil
16/11
Governo Municipal recebe membros do Corpo de Bombeiros Militares
Gabinete Civil
16/11
Escola municipal oriunda do Patrulhado a Cidadania oferece 150 vagas já em 2018