Governo Municipal recebe moradores do povoado Lagoa do Justino

O prefeito Guilherme Menezes – acompanhado por membros do Governo Municipal – se reuniu com moradores do povoado de Lagoa de Justino, na manhã desta quinta-feira, 23. O objetivo do encontro foi discutir sobre a implantação do projeto Cidade Digital – uma iniciativa pioneira da Prefeitura Municipal que, desde 2011, permitiu a interligação dos órgãos públicos municipais, além disso possibilitou a chegada do sinal da internet livre em algumas localidades da zona rural.

O projeto Cidade Digital foi implantado a partir de um investimento de R$ 1 milhão de recursos próprios do Município, que resultou na montagem de três torres de 35 metros de altura, conectando 141 pontos de acesso a partir de um núcleo central, localizado no prédio da Prefeitura, por meio da radiofrequência.  A partir dessa ação pioneira, a Prefeitura passou a contar com uma rede de dados que integra 17 secretarias municipais, 42 escolas, 19 creches, 28 unidades de saúde, o Hospital Municipal Esaú Matos, o Laboratório Central e uma série de outros órgãos públicos municipais.

Na comunidade rural de Xavier, o projeto tomou um novo rumo e, além de ser implantado na escola municipal do povoado, também foram contempladas cerca de 40 casas da localidade. Hoje, com a contrapartida da comunidade para a instalação da torre e da antena, são 89 casas atendidas. Dessa forma, os equipamentos ficam sendo da comunidade e não da Prefeitura e essa atitude estimula o zelo da comunidade.

Na oportunidade, o prefeito Guilherme Menezes, falou da importância do projeto para a comunidade. “O Cidade Digital é de extrema importância para o nosso município, a partir dele várias pessoas, moradoras da zona rural, tiveram a oportunidade de concluir os seus estudos. Por isso, é com muito bons olhos que vejo essa iniciativa de vocês em pleitear esse benefício para o povoado de Lagoa do Justino”.

O encontro agradou aos participantes. Para o agente de saúde, Evandro Alves, a reunião foi proveitosa. “Foi um encontro bastante proveitoso porque pudemos tirar nossas dúvidas acerca desse projeto e afinar algumas questões para possibilitar o funcionamento da internet no nosso povoado para que nós possamos usufruir de todos os benefícios que ela nos trará”, afirmou.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
23/06
Nota de pesar pelo falecimento de João de Oliveira Nunes
Gabinete Civil
22/06
Governo Municipal e Sesi estreitam relações
Gabinete Civil
22/06
Nota de pesar pelo falecimento de Lídio Brito Macedo
Gabinete Civil
21/06
Prefeitura Municipal e Caixa Econômica discutem projetos para o município