Governo Municipal recebe ex-aluna do Programa Conquista Criança

Crianças e adolescentes recebem atenção prioritária do Governo Municipal há aproximadamente duas décadas. Prova disso é o programa Conquista Criança criado em 1997 com o intuito de atender o público infantojuvenil, entre 0 e 18 de anos, em situação de vulnerabilidade social no município. Desde então, o programa desenvolve um trabalho sociopedagógico baseado na Educação para o Exercício da Cidadania.

Assegurados e garantidos os direitos estabelecidos pela lei n° 8.069/90, as crianças e os adolescentes do Conquista Criança são inseridos em uma nova consciência social, que lhes proporciona a construção de uma cidadania plena. Para tanto, o programa oferece atividades educativas, culturais, esportivas e profissionalizantes, entre outros.

Em visita ao Gabinete Civil, na manhã dessa quarta-feira, 5, a ex-aluna pelo Programa Conquista Criança, Jeisiane Rocha, 19 anos, contou ao prefeito Guilherme Menezes parte da sua trajetória e, durante esse encontro, demonstrou sua gratidão ao projeto. “Conheci o Conquista Criança através dos meus amigos e me interessei pela costura. Na época, eu tinha 14 anos e já praticava a capoeira em outro local. Então, durante os quatro anos que participei do projeto, aprendi o ofício de costureira e auxiliei o mestre na oficina de capoeira. Atualmente, ganho a vida costurando, e, além disso, estou estudando para entrar na universidade. Por isso, agradeço muito ao projeto”.

Para o prefeito Guilherme Menezes, histórias como essa são fundamentais para exemplificar a importância de decisões políticas. “Quando o Governo Municipal iniciou esse projeto, o objetivo era auxiliar as famílias que, para completar a renda, colocavam as crianças para trabalhar. Com o programa, os alunos matriculados eram beneficiados com as oficinas de teatro e canto coral, alfabetização, assistências psicológica e médico-odontológica e bolsa-incentivo. Hoje, o Conquista Criança está em constante crescimento”, afirmou o gestor.

Durante o encontro, Jeisiane Rocha também apresentou ao prefeito Guilherme Menezes um projeto de capoeira que realiza juntamente com Cláudio Fernandes – popularmente conhecido como mestre Amazonas – que leva a prática do esporte às crianças carentes. O projeto é desenvolvido pelo mestre Amazonas há 20 anos.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
17/08
Fórum sobre Distribuição de Água reúne gestores para discutir Operação Pipa
Gabinete Civil
17/08
Carta do Futuro pode ser respondida até esta sexta, 18
Gabinete Civil
16/08
Minuta do novo Código de Polícia Administrativa é entregue pela Secretaria de Serviços Públicos
Gabinete Civil
16/08
Equipe da Prefeitura visita os distritos de Inhobim e Veredinha