Governo Municipal realiza Semana de Luta Antimanicomial

Atividades serão realizadas em serviços de Saúde Mental, unidades de saúde, escolas e na Praça 9 de Novembro

Manicômio, hospício, hospital de loucos. Assim eram chamados os locais onde ficavam internadas as pessoas que sofriam de algum tipo de transtorno mental no Brasil até a promulgação da Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001, também conhecida como Lei da Reforma Psiquiátrica.

Para denunciar as condições desumanas dos manicômios, chamar atenção para a necessidade da realização da reforma psiquiátrica no país e modificar o tratamento oferecido às pessoas com transtornos mentais, ocorreu um manifesto no Brasil, em 18 de maio de 1987. Por isso, a data foi escolhida como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Com o objetivo de lembrar a data, profissionais, usuários e familiares dos serviços de saúde mental participarão, entre os dias 18 e 21 de maio, da Semana Luta Antimanicomial. Na programação, atividades nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), nas unidades de saúde, escolas e na Praça 9 de Novembro. Confira:

18/05 – Atividades comemorativas nos serviços de saúde mental;

20/05 – Intervenção na Praça 9 de Novembro, com microfone aberto para expressões artísticas, festival de talentos, exposições de todos os serviços com a participação também dos estagiários, culminando com uma caminhada pelo centro (a partir das 13h);

21/05 – Ações descentralizadas de saúde mental em parceria com Centros de Referência Social, Unidades de Saúde e escolas.

Rede de Saúde Mental – Em 1999, o Governo Municipal implantou o Centro de Estudos de Dependências Químicas (CEAD), hoje, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas tipo III (Caps AD III). Atualmente, além do Caps AD III, a Rede Municipal de Saúde Mental conta com os centros de atenção psicossocial Infantil e Adolescente (Caps IA), Caps II (atendimento de adultos), Unidade de Acolhimento Noturno (ligada ao Caps AD III) e uma equipe de Consultório na Rua.

Notícias Relacionadas

Notícia Destaque
14/11
Transporte coletivo: Prefeitura informa sobre mudanças em linhas do Conquista VI
Notícia Destaque
13/11
Plantão da Gerência de Postura apresenta balanço dos primeiros meses de funcionamento
Comunicação
13/11
Prefeitura apresenta novo portal nesta segunda-feira,16
Agricultura e Desenvolvimento Rural
13/11
Prefeitura entrega Barragem de Boa Vista nesse sábado, 14