Governo Municipal participa de plenária com os movimentos sociais do campo

Representantes de associações rurais, movimentos sociais e sindicatos ligados ao campo estiveram presentes, na manhã deste sábado, 2, no auditório da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre) para participarem da plenária realizada pela Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. Os objetivos do encontro – organizado pelo presidente da Comissão de Agricultura da Câmara de Vereadores, vereador Júlio Honorato – foram: discutir e esclarecer sobre a regularização fundiária e o Certificado Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR). Esteve presente no evento, a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) do Governo do Estado da Bahia e do Instituto do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Inema).

“Nosso objetivo com esse encontro é o de sanar as dúvidas do homem do campo em relação às políticas públicas para essa parcela da sociedade, em especial às que se referem a essas duas pautas levantadas: regularização fundiária e CEFIR. A partir desses dois pontos, o homem do campo pode se organizar e ter acesso aos benefícios oferecidos pelo poder público. A ideia hoje é que as lideranças possam entender essas questões e repassar para a comunidade rural”, afirmou o vereador Júlio Honorato.

Representando o prefeito Guilherme Menezes na ocasião, o secretário municipal de Agricultura, Odir Freire falou sobre a importância da parceria Município e Estado para a zona rural e o homem do campo. “É de suma importância a discussão sobre a regularização fundiária, já que toda a comunidade rural tem esse anseio, especialmente no interior do nosso município. Em 2013, o Governo Municipal entrou em contato com a CDA, solicitando essa demanda. Atendendo à solicitação, em 2014, estipularam a meta de 250 regularizações e cumpriram com 152. Agora, aguardamos outras regularizações, nos empenhando em despender mais esforços para tal”, destacou.

Notícias Relacionadas

Agricultura e Desenvolvimento Rural
27/11
Agricultores de Lagoa de José Luís recebem capacitação sobre plantio de palma
Agricultura e Desenvolvimento Rural
23/11
Uesb e Embrapa apresentam mandioca mais produtiva para a região
Agricultura e Desenvolvimento Rural
16/11
Boletos do Garantia-Safra começam a ser distribuídos
Agricultura e Desenvolvimento Rural
11/10
Prefeitura faz contrato de emergência e leva abastecimento de água à zona rural