Na noite dessa quinta-feira (5), a Casa Memorial Régis Pacheco foi palco de mais uma ação fomentadora da arte e cultura em Vitória da Conquista. Dessa vez, ele recebeu a professora Ana Isabel Rocha, para lançamento do seu livro, “Oração de Cada Dia”. O evento reuniu personalidades ligadas à educação e à cultura no município, além do público literário.

A secretária de Cultura, Cristina Rocha, esteve prestigiando o evento, representando o prefeito Herzem Gusmão. Para ela, o destaque que Vitória da Conquista tem alcançado na literatura é motivo de comemoração. “É, para nós, uma alegria prestigiar o lançamento do livro da professora Ana Isabel. A obra traduz claramente a sensibilidade, amor e devoção com que foi criada”, afirma.

A professora aposentada já possui outros livros publicados, todos romances. “Eu gosto de escrever. Minha veia é uma veia literária”, conta Ana Isabel Rocha. “O lançamento realmente foi um momento mágico. Reunimos pessoas de tudo quanto é crença, de padre a babalorixá, a pessoas que não acreditam em religião qualquer, estavam todas lá. Foi um momento muito bonito no memorial Régis Pacheco”, completa.

“Oração de Cada Dia” – A obra de Ana Isabel começou com textos que ela passou a escrever diariamente para os filhos, em 2016. Enviados pelo Whatsapp, os escritos eram reflexivos, com face poética e também oracional. Alguns amigos da professora tiveram contato com os textos e demonstraram interesse em recebê-los também. Isso resultou em uma lista de transmissão que, ao fim do ano, já possuía cerca de 170 pessoas, dos mais variados lugares.

“Essas pessoas eram de alguma religião – católicas, batistas, espíritas, ou ligadas a religiões de matrizes africanas, como candomblé umbanda. Algumas pessoas não tinham religião nenhuma; e outras pessoas não criam em nada, mas tinham todas elas algo em comum: eram comprometidas com o amor e a justiça, ou seja, estavam próximas a Deus”, conta a autora.

Após um ano alimentando as transmissões, Ana Isabel decidiu encerrá-las. Ela reuniu os textos em um caderno para presentear as pessoas que lhe acompanhavam. Mas, por sugestão e apoio de alguns amigos, acabou reunindo os escritos em um livro. Intitulada “Oração de Cada Dia”, a obra traz esse apanhado de reflexões que permeiam o universo místico e religioso, com uma apresentação sentimental e poética.