Governo Municipal participa de Fórum Nacional dos Gestores da Juventude realizado em Brasília

Vitória da Conquista foi eleita, novamente, a única cidade da Bahia com representação no  Fórum Nacional de Gestores Municipais de Políticas para a Juventude

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação Municipal da Juventude, participou, nessa terça-feira, 7, do Fórum Nacional dos Gestores da Juventude que aconteceu em Brasília. O evento foi realizado durante o terceiro Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e tem como objetivos levantar subsídios para a criação do Plano Nacional de Juventude e constituir fóruns de gestores estaduais e municipais. Na oportunidade, estiveram presentes mais de 100 gestores municipais de políticas de juventude de todas as regiões do Brasil.

A programação, realizada pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), em parceria com a FNP, envolveu, além de outras atividades, mesas de debates, a exemplo da realizada, na abertura do evento, com o secretário nacional de Juventude, Gabriel Medina, o coordenador de Participação e Mobilização da Conferência Nacional de Juventude, Daniel Gaspar, e a chefe de Gabinete da SNJ, Rafaela Rodrigues, que discutiram sobre políticas de juventude.

No encontro, foram definidas diretrizes para os próximos anos, bem como foram discutidos aspectos pertinentes a realização da terceira Conferência Nacional de Juventude. Outros pontos discutidos foram o Índice de Desenvolvimento (ID) Jovem e a Política Nacional de Juventude.

‘Manifesto’ – Na quarta-feira, 8, cerca de 80 gestores da juventude entregaram ao ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, por intermédio do secretário nacional de juventude, Gabriel Medina, um manifesto contra a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 171/93 está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados para votação.

‘Representação renovada’ – O Fórum Nacional dos Gestores Municipais de Políticas para a Juventude (ForJovem) é composto por representantes setoriais eleitos a cada encontro. O Nordeste tem apenas três representantes e Vitória da Conquista foi o único município a renovar o mandato de representação no fórum. Na gestão passada, Vitória da Conquista estava acompanhada de Crato – CE e São Luiz – MA. Nessa gestão, está acompanhada de Recife – PE e Patos – PB.

“Essa participação no fórum continua sendo muito importante porque é um espaço onde podemos socializar as informações de tudo que nós estamos desenvolvendo em nossa cidade”, avaliou o coordenador de Juventude, Rudival Maturano.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
23/09
Governo Municipal terá novo secretário de Serviços Públicos
Educação
22/09
Escola Municipal celebra Dia de Luta da Pessoa com Deficiência
Desenvolvimento Social
22/09
Cras do Nova Cidade oferece oficina de artesanato
Educação
22/09
Central de Interpretação de Libras antecipa celebração do Dia do Surdo