Governo Municipal participa da VI Semana Glauber

Cultura, Cinema e Memória de Glauber Rocha em Vitória da Conquista. Esse foi o tema da mesa temática que fez parte da segunda noite de programação da VI Semana Glauber, nessa terça-feira, 14, Dia Municipal da Cultura.

A programação, promovida pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) com apoio da Prefeitura Municipal, busca divulgar, relembrar, refletir e pensar meios para que a obra do cineasta Glauber Rocha continue sendo acessada.

O secretário municipal de Comunicação André Ferraro, um dos convidados para a mesa temática, frisou que as discussões tratam também da memória do cinema no município, e o Governo Municipal está trabalhando para essa preservação. “Estamos em tratativas com a família de Glauber para aquisição do casarão onde o cineasta nasceu e do acervo que hoje se encontra no Rio de Janeiro. Também estamos em processo de estudo para instalação de uma fundação e aquisição de parte dos direitos autorias de obras fantásticas e inéditas”, completou.

Para a coordenadora do Janela Indiscreta Cine-Vídeo, um dos programas organizadores da semana, Rachel Costa, apresentar e debater sobre a obra do cineasta conquistense é muito importante. “O papel da universidade e das outras instâncias públicas é chamar as pessoas para conhecer e discutir sobre o legado de Glauber Rocha, não somente para a cultura baiana, mas para o Brasil e o mundo”.

Sobre as ações da Prefeitura no sentido de preservar o acervo, Raquel declarou: “estamos torcendo pela efetividade desse trabalho que diz respeito à sistematização do legado de Glauber Rocha, para que as pessoas tenham acesso à informação e memória do cineasta de forma contínua e não somente em eventos pontuais.

O reitor da Uesb, Paulo Roberto Santos, destacou a necessidade da união de todos com a finalidade de preservar o patrimônio cultural do artista baiano. “Precisamos que universidade, estado, município e sociedade unam esforços para fortalecer projetos como o apresentado pela Prefeitura Municipal aqui nesta noite”.

O público prestigiou a programação no teatro que leva o nome do aniversariante do dia: Glauber Rocha. “Percebemos a participação de pessoas de fora da universidade e o interesse delas em participar dos debates sobre o Cinema Novo. Ficamos felizes também em saber que o poder público municipal está interessado no assunto e buscando perspectivas de tornar mais acessíveis as obras de Glauber”.

A programação segue nesta quarta-feira, 15, com exibição de vídeos e mesa com o tema “Glauberidades: do (de) Sertão ao (e) Mar”.

Notícias Relacionadas

Comunicação
03/03
Nota de esclarecimento
Comunicação
15/12
Natal da Cidade será transmitido via TV e Internet
Comunicação
16/11
Prefeitura lança novo portal
Comunicação
13/11
Prefeitura apresenta novo portal nesta segunda-feira,16