Governo Municipal participa da cerimônia de reabertura dos trabalhos da Câmara

O prefeito Guilherme Menezes fez a tradicional leitura de sua mensagem ao Poder Legislativo

Após o recesso parlamentar que perdurou entre os últimos dias de 2014 e os primeiros de 2015, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista retomou seus trabalhos na manhã desta quarta-feira, 4. Diante de um plenário lotado por representantes de praticamente todos os setores da comunidade local, seguiram-se os pronunciamentos dos chefes do Poder Legislativo – o vereador Gilzete Moreira, no comando de sua primeira sessão como novo presidente da Casa – e do Executivo, o prefeito Guilherme Menezes.

Ambos destacaram os papéis que cabem a cada um dos poderes. O vereador Gilzete Moreira mencionou a importância do Poder Legislativo para a permanente construção do regime democrático: “O Legislativo materializa a democracia da nossa sociedade”. Ele ressaltou ainda: “Nada pode contribuir mais para uma boa gestão do que as orientações e o acompanhamento dos órgãos de fiscalização e controle”.

Avanços – O prefeito Guilherme Menezes fez uma síntese dos vários avanços pelos quais o município tem passado nos últimos anos, nos setores de saúde, educação, recursos hídricos, mobilidade urbana e desenvolvimento social.

Ao mencionar a busca por tornar o município independente no que diz respeito aos recursos hídricos, o prefeito destacou os esforços para viabilizar a Barragem do Rio Pardo, uma antiga demanda que, quando estiver concluída, garantirá o armazenamento de mais de 430 milhões de metros cúbicos de água e a sonhada autonomia hídrica para Vitória da Conquista e outros municípios da região.

Tanto o projeto básico quanto o projeto executivo já foram concluídos, com recursos que a Prefeitura conseguiu junto ao Ministério da Integração Nacional, em 2009. O prefeito levou-os ao governador Rui Costa e ouviu dele a garantia de que o Governo Estadual se empenharia na viabilização do projeto. Resultados dessa decisão já se fazem notar, como uma reunião entre o governador e o atual ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, em janeiro, e outra exatamente na manhã desta quarta-feira, 4 – no exato momento em que o prefeito falava na Câmara.

‘Palavra honrada’ – O gestor chegou a relatar o que ouviu de Rui Costa num telefonema feito na noite anterior: “Dentre outros assuntos, ele informou que nesta manhã estaria com o ministro do Planejamento, para tratar de recursos do orçamento do Governo Federal para a construção da Barragem do Rio Pardo. E afirmou para mim que, principalmente na política, palavra dada é palavra honrada”.

‘Ambiente favorável’ – Ao finalizar, o chefe do Poder Executivo relatou o que o Governo Municipal espera das relações com a Câmara no ano que agora se inicia. “São muitas as ações já realizadas, e com a fundamental participação desta casa legislativa e das organizações sociais. E são muitas boas as perspectivas para 2015, porque certamente encontrarão ambiente favorável na relação construtiva entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo, como prescreve a própria constituição brasileira”, afirmou.

* A sessão foi traduzida por uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), viabilizada pela Secretaria Municipal de Educação.

Confira a mensagem na íntegra.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
25/03
Bate-Pé recebe ações de saúde e serviços públicos
Gabinete Civil
25/03
Governo Mais Perto de Você prestigia festival que mostra a riqueza das artes de rua
Gabinete Civil
24/03
Em visita à Fieb, prefeito acerta parceria com o Sesi e discursa para empresários da construção civil
Gabinete Civil
23/03
Implantação da Universidade Católica em Conquista tem apoio da Prefeitura