Governo Municipal investe em ações de segurança pública para Conquista

Em Vitória da Conquista, a Prefeitura Municipal, numa relação de parceria e apoio mútuo com o Governo do Estado, tem desenvolvido ações que contribuem para o fortalecimento e aperfeiçoamento da segurança pública e a tranquilidade da população.

Um exemplo dessa contribuição foi a recente construção do módulo policial do bairro Miro Cairo, fruto da solicitação dos moradores. Além disso, três viaturas foram entregues pela Administração Municipal desde 2014 para auxiliar no patrulhamento do município.

Para fortalecer o vínculo entre a polícia e a comunidade, a Prefeitura empenhou esforços pela implantação da Base Comunitária de Segurança no Loteamento Nova Cidade, implantada em um terreno de propriedade do Município, fruto da soma de esforços dos governos Estadual e Municipal. Com o equipamento, a Polícia Militar conhece de perto a realidade da população e passa a ter um papel que vai além da repressão.

No Loteamento Vila América, a Prefeitura também doou um imóvel para abrigar uma unidade policial. No Pedrinhas, a Prefeitura realizou a reforma e a ampliação do Centro Comunitário. Após a obra, o local passou a abrigar também um posto policial.

A Prefeitura já solicitou à Secretaria de Segurança Pública que as ações policiais cheguem com mais frequência e de forma preventiva à zona rural de Vitória da Conquista, por meio da criação de uma companhia de policiamento exclusiva. Mas já em atendimento ao pedido do Governo Municipal, a 77ª Companhia Independente de Polícia Militar passou a realizar constantemente o patrulhamento móvel nas localidades.

O Governo Municipal também doou um terreno para a Fundação Estadual da Criança e do Adolescente, onde será construída uma Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case). A unidade terá capacidade para receber 90 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação provisória e internação, com até três adolescentes em cada quarto.

Iniciativas como o Conquista Criança, o Centro de Referência da Assistência Social e a Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente são desenvolvidos para minimizar a violência nos bairros, na medida em que diminuem os fatores de risco que contribuem para condutas violentas.

Há também ações preventivas, das quais destaca-se o programa do Governo Federal, executado em Vitória da Conquista, o “Crack, é possível vencer”, e que constitui um importante passo para promover a atenção integral aos usuários de crack, priorizando a vida.

Em breve, Vitória da Conquista contará com mais um importante equipamento na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes: o Centro Integrado da Criança e do Adolescente, que vai contribuir para a união entre sociedade e poder público e abrigará diversos órgãos de proteção dos direitos da Criança e do Adolescente.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
21/08
Prefeitura procura quadros de ex-prefeitos para recuperar patrimônio histórico
Gabinete Civil
21/08
Nota de Pesar pelo falecimento de Matheus da Hora Oliveira
Gabinete Civil
21/08
Cursinho Pré-Vestibular Quilombola abre vagas para novos estudantes
Gabinete Civil
17/08
Fórum sobre Distribuição de Água reúne gestores para discutir Operação Pipa