Caixa tem capacidade de até 20 toneladas de lixo

O Mercado Municipal do bairro Brasil recebeu uma novidade na manhã desta segunda-feira, 12. Uma caixa compactadora de lixo, com capacidade de até 20 toneladas, foi instalada no local. O equipamento irá compactar resíduos sólidos da feira livre local e do Mercado de Carnes, colaborando com a higiene dos espaços.

Com a nova medida, os contêineres abertos que ficavam distribuídos pela feira para depósito do lixo, que era retirado de lá para compactação, não serão mais utilizados. Tudo será feito com mais facilidade e agilidade pela caixa, no próprio local. Durante esta semana, será feito um trabalho educativo com os feirantes, orientando-os sobre o descarte correto de lixo, visando à sua rápida e correta adaptação ao equipamento.

“Com a caixa, a compactação será feita aqui mesmo no local, facilitando assim todo o trabalho de limpeza pública. Isso beneficiará a todos que utilizam esse espaço, tanto feirantes quanto a população que vem aqui fazer as compras”, afirmou o secretário municipal de Serviços Públicos, Ivan Cordeiro.

A experiência com a caixa compactadora já é realizada com sucesso na feira do Ceasa, onde foi possível melhorar exponencialmente as condições de higiene, reduzindo o mau cheiro e evitado a incidência de urubus. A manutenção dos equipamentos é de responsabilidade da empresa Torre, que faz a transferência dos resíduos compactados para o Aterro Sanitário.

De acordo com o secretário, Ivan Cordeiro, medida beneficiará tanto feirantes quanto a população