Governo Municipal homenageia mães de educandos do programa Conquista Criança

Um café da manhã e apresentações culturais marcaram a manhã do último domingo, 31

O mês de maio chegou ao fim de forma emocionante para as mães de crianças e adolescentes atendidos pelo programa Conquista Criança. Elas iniciaram o último domingo, 31, com um café da manhã oferecido pelo Governo Municipal. Em seguida, acompanharam uma série de apresentações culturais protagonizadas por seus filhos. Houve balé, maculelê, samba de roda, capoeira e outras manifestações daquilo que é oferecido diariamente aos quase 400 educandos que fazem parte do programa.

“Para mim é um prazer, uma emoção estar aqui hoje participando com todas as mães. É uma bênção, eu nunca tive uma homenagem assim. Esta é a primeira”, comemorou Erenilda Santos, mãe de dois educandos, um com 12 e outro com 13 anos. “É o maior orgulho ver meus filhos aqui. Eles são felizes, e eu muito mais, porque eles estão aprendendo alguma coisa”, complementou.

A reação de Eliete Nascimento, avó de duas crianças atendidas pelo programa, foi semelhante. “Isto aqui é uma bênção”, comemorou.

Por essas e outras, o Conquista Criança já existe há 18 anos, desenvolvendo um trabalho sociopedagógico com o objetivo de atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Vitória da Conquista. “É um programa que até hoje existe com todo o vigor, dando apoio às famílias para que as crianças e adolescentes tenham realmente uma oportunidade de construir sua existência num meio de dignidade e segurança”, comentou o prefeito Guilherme Menezes.

Cumprindo a Constituição – A dignidade e a segurança, ressaltadas pelo prefeito, são asseguradas por meio de ações educativas, culturais, esportivas e profissionalizantes. “É um trabalho que sai das limitações do espaço geográfico e vai além. Vai atrás da família, buscando-a e estando com ela constantemente, estabelecendo os vínculos que são rompidos”, observou Emilene Ribeiro, integrante do Núcleo Pedagógico do Conquista Criança.

Presente à cerimônia de homenagem às mães, o juiz da Vara da Infância e da Juventude, Juvino Henrique Brito, destacou a importância no cumprimento do que determina a Constituição brasileira: “Lá está previsto que a criança e o adolescente são mais do que prioridades. É assim que está escrito e é assim que precisamos operar”.

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
22/06
Confraternizações juninas movimentam serviços da assistência social
Desenvolvimento Social
22/06
Morar Legal entrega escrituras para moradores do Henriqueta Prates
Desenvolvimento Social
21/06
Idosos se divertem no Arraiá da Terceira Idade
Desenvolvimento Social
16/06
Bolsa Família Móvel estará no Miro Cairo nesta segunda-feira, 19