Governo Municipal estuda parceria para a construção da nova Central de Abastecimento

reuniao-pp-ceasa

Secretários do Governo Municipal se reuniram no fim da manhã desta quarta-feira, 8, para discutir o projeto de retomada das obras da nova Central de Abastecimento de Vitória da Conquista por meio de parceria público-privada (PPP). A reunião, proposta pelo Gabinete Civil, foi realizada na Secretaria de Governo.

Participaram do encontro: o chefe de Gabinete Civil, Marcos Ferreira, os secretários de Indústria e Comércio e Planejamento, Claudio Cardoso, de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, José Antônio Vieira, e de Serviços Públicos e Transportes, Esmeraldino Correia; além do assessor especial, Gildásio Carvalho.

Na oportunidade, foi apresentada a Lei 1.880 de 10 de abril de 2013, que autoriza o poder executivo a instituir parceria com a iniciativa privada para a execução da obra da Central de Abastecimento. “Nosso prefeito pediu celeridade e almeja implantar o projeto de PPP do Centro de Abastecimento de Vitória da Conquista”, disse o secretário Municipal de Indústria e Comércio e Planejamento, Cláudio Cardoso.

Para ele, este tipo de parceria é benéfica à Administração Pública: “Existe grande interesse da iniciativa privada nestes convênios, o que representa uma excelente oportunidade para reduzir o grande déficit de infraestrutura e contribuir com a modernização da gestão pública, causando impacto positivo e relevante no desenvolvimento da cidade e região”.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, atualmente 138 permissionários estão cadastrados na Central de Abastecimento, que atende diariamente cerca de 80 caminhões. Para melhorar o atendimento, o horário do funcionamento foi estendido e o número de servidores municipais aumentaram, mas o espaço não é o ideal.

De acordo com o projeto da Central de Abastecimento, apresentado pelo secretário José Antônio Vieira, a área reservada aos atacadistas terá espaço para 200 boxes, com 30 metros quadrados cada um. A área total do terreno, localizado no Loteamento Boa Esperança, é de 70 mil metros quadrados. A obra da nova Central  foi iniciada no primeiro semestre de 2014 e interrompida várias vezes, até parar novamente em 2016. Apenas 35% do projeto foram concluídos.

O chefe do Gabinete Civil Marcos Ferreira, que articulou a reunião de hoje, marcou uma visita ao local para a próxima quinta-feira, 09.

A PPP para a execução da obra da Central de Abastecimento já tinha sido levantada pelo prefeito Herzem Gusmão num encontro com representantes do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-Ba), na última sexta-feira, 03. Na oportunidade, os empresários demonstraram interesse no projeto.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
28/06
Prefeito é recebido em Curitiba pelo reconhecido arquiteto e urbanista, Jaime Lerner
Gabinete Civil
27/06
Nota de pesar pelo falecimento de Argemiro Correia Santos
Gabinete Civil
23/06
Nota de pesar pelo falecimento de João de Oliveira Nunes
Gabinete Civil
22/06
Governo Municipal e Sesi estreitam relações