Governo Municipal entrega segunda Academia da Saúde de Vitória da Conquista

A comunidade do bairro Vila Serrana e adjacências estava em festa na manhã deste domingo, 26. Isso porque aconteceu a solenidade de entrega da segunda Academia da Saúde de Vitória da Conquista, construída nessa localidade. A iniciativa é resultado da adesão feita pelo Governo Municipal ao Programa Academia da Saúde do Ministério da Saúde.

Para a dona de casa Rosa Brito, o novo equipamento público contribuirá para a saúde dos moradores. “É muito bom que a Prefeitura invista na saúde do povo. Eu gostei dessa Academia da Saúde e pretendo utilizar os serviços sempre que for possível”. Outra moradora que estava contente durante a ocasião foi a aposentada Maria Angélica Caires. “Está tudo muito bonito por aqui e sei que só vai trazer coisas boas para as famílias que moram nesse bairro, e nos mais próximos, porque elas vão aprender a se cuidarem melhor”.

E é esse o objetivo do Programa Academia da Saúde: contribuir para incentivar modos de vida saudáveis entre a população, a partir da promoção de práticas corporais, atividades físicas e alimentação saudável. Para cumprir com esse propósito, a comunidade terá acesso, no espaço, a equipamentos de ginástica, sala de convivência, sanitários (masculino e feminino), sala de acolhimento, área de circulação e área verde.

A academia sediará também as atividades promovidas pelos profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) com os moradores da área de abrangência da Unidade de Saúde da Família José Gomes Novaes e dos bairros Cidade Maravilhosa e Vila Serrana I, II, III e IV.

‘Visão de Governo’ – A saúde da população é um dos pilares da atuação do Governo Municipal que, desde 1997, tem investido em melhorias nessa área. De acordo com prefeito Guilherme Menezes, o trabalho da Prefeitura é o de construir equipamentos públicos tendo em vista o desejo e a necessidade de cada comunidade. “Nosso desejo é o de que a população inaugure a Academia da Saúde, usufruindo dos serviços. E, sobretudo, que esse novo equipamento venha a contribuir para a prevenção a saúde e promover melhorias na qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou o gestor aos presentes durante a solenidade.

Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Cícero Custódio fez uma retrospectiva sobre o desenvolvimento do Vila Serrana. “Há 24 anos, sou morador do bairro Vila Serrana e tenho acompanhado de perto o crescimento dessa região, fruto de investimentos constantes por parte do Governo Municipal e sua equipe sempre muito bem articulada. São ações promovidas nas mais diversas áreas como a segurança, pavimentação e saúde. Sabemos que todas as conquistas são frutos de um trabalho realizado em conjunto que envolve Prefeitura, Poder Legislativo e comunidade”, disse o vereador.

A Academia de Saúde do Vila Serrana está localizada entre a Avenida Rafael Spínola e as ruas G, L e N do Parque Residencial Vila Serrana. O investimento na obra foi de R$ 173.897,06, provenientes de recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, com contrapartida do Município. A solenidade foi acompanhada por membros do Executivo e Legislativo Municipais.

Investimento contínuo –  E se “o bairro Vila Serrana tem as marcas de ações do Governo Municipal em diferentes áreas”, como também lembrou o secretário de Agricultura e assessor especial do Gabinete, Odir Freire, além da Academia da Saúde, mais um compromisso firmado com a comunidade da Vila Serrana, em especial a escolar, será cumprido com a assinatura da Ordem de Serviço para a construção da quadra poliesportiva da Escola Municipal Frei Serafim do Amparo.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
22/08
Governo reúne Fundação Dom Cabral, vereadores e empresários para apresentar planejamento estratégico
Gabinete Civil
22/08
Escolhido o nome para o planetário de Vitória da Conquista
Gabinete Civil
21/08
Prefeitura procura quadros de ex-prefeitos para recuperar patrimônio histórico
Gabinete Civil
21/08
Nota de Pesar pelo falecimento de Matheus da Hora Oliveira