Governo Municipal entrega nova barragem à região do povoado de Furadinho

Reservatório é o 19º a ser construído pela Prefeitura nos últimos dois anos; e a construção do 20º já está em andamento ali perto, no povoado de Boa Vista

O estouro de fogos de artifício foi a forma encontrada pelos moradores do povoado de Mato Cipó, próximo a Furadinho, para expressar o sentimento que os tomou na tarde do último sábado, 18. Dessa forma, eles saudaram a chegada da comitiva do Governo Municipal e, simultaneamente, comemoraram a entrega oficial da barragem construída ali pela Prefeitura.

“Isso é graças à organização da população, que se reúne por meio do Orçamento Participativo ou diretamente, em reunião no gabinete, leva suas demandas sobre estradas, água, saúde e educação”, disse o prefeito Guilherme Menezes, que ressaltou ainda o fato de o Governo Municipal ter construído, há anos, uma barragem de menor porte num terreno próximo à Escola Municipal José de Alencar, em Furadinho.

O novo reservatório é bem maior e, naturalmente, terá efeitos mais abrangentes. Pode armazenar quase 100 milhões de litros de água, beneficiando 100 famílias que vivem em Mato Cipó, Furadinho, Papagaio e Lagoa do Faustino.

“Estou muito satisfeito. A gente correu atrás e conseguiu”, comemorou o lavrador Antônio de Souza. “Quando Deus mandar chuva, nós vamos ter muita água”, completou. Outro que também se mostrou satisfeito foi Gregório dos Santos, o “Dozinho”, um dos proprietários que concordaram em ceder seu terreno para que o reservatório fosse construído. “A barragem que o Governo Municipal fez vai ser de serventia para todo mundo da comunidade. Vai melhorar cem por cento!”, comemorou.

‘Momento especial’ – “É sempre um momento especial quando entregamos uma barragem para a comunidade. Quando entregamos uma, já estamos com a visão de mais outras pela frente”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Odir Freire. A frase ilustra bem o fato de que, nos últimos dois anos, nada menos que 19 barragens foram construídas pela Prefeitura nas áreas mais secas da zona rural. E a vigésima já está sendo construída bem perto dali, no povoado de Boa Vista. É tão perto que dá para ver de cima da tapagem da barragem. “Esta barragem vai servir para toda essa população, mesmo nos anos de maior estiagem”, disse o prefeito Guilherme.

Tarde histórica – A barragem não foi o único motivo de festa do dia 18. Na mesma tarde, o Governo Municipal entregou dois postos de saúde recém-construídos: um em Cachoeira dos Porcos e outro em Campo Formoso. Não por acaso, o supervisor regional de Bate-Pé, Júnior Figueiredo, afirmou que “esta é uma tarde que vai ficar na história desta região”.

Notícias Relacionadas

Agricultura e Desenvolvimento Rural
16/11
Boletos do Garantia-Safra começam a ser distribuídos
Agricultura e Desenvolvimento Rural
11/10
Prefeitura faz contrato de emergência e leva abastecimento de água à zona rural
Agricultura e Desenvolvimento Rural
05/10
Governo Municipal participa de audiência sobre refinanciamento de dívidas de agricultores
Agricultura e Desenvolvimento Rural
13/09
Prefeitura amplia Sistema de Abastecimento de Água de Inhobim