Governo Municipal entrega Estádio Edvaldo Flores após trabalho de revitalização

A reforma transformou o estádio num dos espaços esportivos mais modernos e agradáveis da Bahia

“Vitória da Conquista está de parabéns, porque é uma cidade que reverencia sua memória e respeita o seu passado”, disse o prefeito Guilherme Menezes no início da tarde de sábado, 28, pouco antes de descerrar a placa de reinauguração do Estádio Municipal Edvaldo Flores. O equipamento foi revitalizado por meio de um investimento de cerca de R$ 2 milhões, vindos dos recursos do Município.

Ao optar pela reforma completa do espaço, o Governo Municipal preservou duplamente a memória citada pelo prefeito: a do próprio estádio, que é o equipamento esportivo mais antigo da cidade, e a do ex-prefeito Edvaldo Flores, que o inaugurou em 1958. “O estádio está entregue novamente, com todas essas homenagens absolutamente legítimas”, afirmou Guilherme.

‘Oferecendo lazer’ – O trabalho de reforma foi complexo. O campo, um dos maiores da Bahia, com área de jogo medindo 100 por 70 metros, agora ostenta um vistoso tapete com 8,2 mil metros quadrados de grama sintética, equipado com um moderno sistema de drenagem nas laterais. Os antigos alambrados foram substituídos por outros novos, com três metros de altura. Além disso, houve pintura, instalação de novos portões de acesso e bilheteria, ampliação da arquibancada, melhorias nos vestiários e na iluminação e implantação de uma pista para a prática de caminhadas e corridas, ao redor do campo.

A quadra foi recuperada e o estádio ganhou um sistema de para-raios, além de estrutura para combate a incêndio. Uma sala, localizada na área externa, agora é destinada à prática de esportes como judô, capoeira, karatê e jiu-jitsu. O nome do espaço – Rodrigo Vieira Silva – é uma homenagem póstuma ao judoca falecido em julho de 2012 e que ministrava aulas de judô no Edvaldo Flores.

A nova estrutura mereceu elogios do presidente da Federação Bahiana de Futebol, Edinaldo Gomes. “Nesse período todo, quando ainda não estava restaurado, nunca deixei de vir visitar o Estádio Edvaldo Flores. E agora, virei com muito mais prazer. Além da parte esportiva, o Governo Municipal ofereceu lazer para todo esse bairro e para toda a cidade de Vitória da Conquista com esse equipamento totalmente reformado”, disse o dirigente.

‘Resgate do esporte’ – Segundo o vereador Coriolano Moraes, o trabalho de recuperação do estádio foi além da valorização da memória. “É o resgate do esporte em Vitória da Conquista, com investimentos que buscam dignificar o ser humano, uma vez que a educação transcende a atividade da sala de aula e envolve a cultura e o lazer”, observou o parlamentar. “Com o Edvaldo Flores, com muitas praças sendo recuperadas, o esporte passa a fazer parte das agendas de final de semana da população”, finalizou.

A Mesa da cerimônia de entrega integrou representantes de diversos setores, como os deputados estaduais Afonso Florence e Antônio Brito, familiares do ex-prefeito Edvaldo Flores e do judoca Rodrigo Vieira da Silva, ex-jogadores que passaram pelo campo do estádio, vereadores e o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso.

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
27/05
Prefeitura dialoga com comunidades sobre São João na zona rural
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
22/05
Equipe conquistense ganha 22 medalhas em eventos regionais de Judô
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
22/05
Fluminense realiza seletiva no Estádio Edvaldo Flores
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
22/05
3º Encontrão de Patinadores é realizado na Avenida Olívia Flores