Governo Municipal e Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado estudam parceria

????????????????????????????????????

Entre o Governo de Vitória da Conquista e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), um objetivo comum: permitir a interligação de órgãos públicos por meio da fibra ótica, como forma de promover desenvolvimento e integração. Por isso, nada mais apropriado que ambas as esferas governamentais discutam possibilidades de parceria para que essa finalidade seja potencializada e alcançada de forma conjunta.

E foi o que aconteceu na noite dessa quinta-feira, 25, quando o prefeito Guilherme Menezes – acompanhado por demais membros do Governo Municipal* – recebeu no Gabinete Civil, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Mendonça; o coordenador executivo de Articulação Institucional, Cláudio Santos; e o coordenador geral de Infraestrutura de TI, Grinaldo Lopes.

“Conquista é um polo regional muito importante e é pioneira no projeto Cidades Digitais do Ministério das Comunicações. Eu diria não só pioneira, talvez é a cidade do estado que hoje está mais avançada nessa iniciativa municipal de ter uma rede própria. E nós, do Governo do Estado, temos todo o interesse de ver essa experiência e fazer parcerias a partir dela”, contou o secretário referindo-se ao Cidade Digital, fruto de recursos próprios do Município e potencializado pela iniciativa federal.

De acordo com o gestor, o interesse é de firmar um acordo de cooperação técnica para compartilhar internet para alimentar as unidades do estado existentes em Vitória da Conquista, principalmente, as escolas. “Esse é um projeto importante em que ambos ganham e com impacto social enorme. Depois disso, a gente quer replicar isso para outras cidades do estado”, explicou.

A escolha por Vitória da Conquista para estabelecer não só essa, como outras parcerias discutidas na oportunidade, foi recebida com satisfação pelo prefeito Guilherme. “Em nome do Governo Municipal, sinto-me feliz e só tenho a agradecer por esse interesse. A internet é fundamental principalmente para as áreas da saúde e da educação, pela agilidade que proporciona. Essa parceria é muito importante”, enfatizou.

Visibilidade – E todo esse know-how de gestão tecnológica estabelecido pelo Governo Municipal em Vitória da Conquista pode ser destaque mais uma vez. A Prefeitura foi convidada pela Secti para apresentar a experiência conquistense do Cidade Digital em um evento que o governo inglês realizará no próximo dia 22 de março, em Salvador, reunindo as “cidades digitais” baianas.

Também participaram da reunião, o chefe do Gabinete Civil, Odir Freire; a procuradora-geral do Município, Luana Caetano; o secretário de Educação, Valdemir Dias; e a equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação, Gilberto Veroneze (coordenador), Marlúcio Lopes (gerente de Informática) e Cláudio de Jesus (gerente de TI).

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
15/12
Com apoio da Prefeitura, Conquista serve de locação para longa-metragem internacional
Gabinete Civil
15/12
Arte e Educação: Prefeitura Móvel oferece atividades pedagógicas para as crianças do bairro Urbis VI
Mobilidade Urbana
15/12
Prefeitura deve pavimentar a Siqueira Campos neste sábado, 16
Educação
15/12
Seminário apresenta trabalhos desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino