Governo Municipal discute pauta de projetos em agenda oficial em Brasília

O prefeito Guilherme se reuniu no Palácio do Planalto com o subchefe de assuntos federativos da Presidência da República, Olavo Noleto

Prosseguindo com a agenda oficial que cumpre em Brasília desde a terça-feira, 31, o prefeito Guilherme Menezes se reuniu na manhã da última quarta-feira, 1º de abril, com o subchefe de assuntos federativos da Presidência da República, Olavo Noleto. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto, e teve como pauta uma série de projetos executados pela Prefeitura de Vitória da Conquista, em ação conjunta com o Governo Federal, para os quais o gestor pediu celeridade na liberação dos recursos necessários.

Um dos assuntos tratados foi a Barragem do Rio Pardo, cujos projetos básico e executivo já estão prontos. O próximo passo é a captação de recursos federais para a viabilização da obra. Num recente encontro realizado em Salvador, o prefeito já havia recebido do governador Rui Costa a garantia de que envidará todos os esforços possíveis para conseguir os recursos necessários.

A futura barragem terá capacidade para armazenar mais de 430 milhões de m³ de água, e garantirá nada menos que a autossuficiência, em termos de recursos hídricos, para Vitória da Conquista e todos os municípios da região, incluindo os distritos da zona rural.

Outro tema da conversa foi a construção da futura Casa de Internação Provisória e Permanente para Adolescentes, projeto para o qual o Governo Municipal já havia garantido um volume de R$ 10 milhões – garantia dada em 2014 pela então ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, durante reunião com o prefeito Guilherme Menezes. A fim de viabilizar o projeto, a Prefeitura doou à Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) um terreno para a construção da Casa, com área total de 22 mil metros quadrados.

‘Reunião positiva’ – A pauta da reunião, avaliada posteriormente pelo prefeito como “muito positiva”, incluiu ainda experiências exitosas em Vitória da Conquista, como o Banco do Povo e o Projeto Conquista Criança. Segundo Guilherme, a subchefia de assuntos federativos é um setor estratégico para o contato entre os gestores municipais e a Presidência da República. “É um espaço muito importante para os prefeitos, pois é onde se dá a marcação de agendas em Ministérios. Além disso, o responsável pelo setor monitora as obras e ações dos municípios, numa relação constante com os prefeitos”, observou.

‘Troca de experiências’ – Da parte do subchefe de assuntos federativos, a avaliação também foi positiva – particularmente, por conta do conhecimento que ele já tinha a respeito da experiência administrativa desenvolvida em Vitória da Conquista desde 1997. “Esse trabalho, que vem sendo implementado há tanto tempo, é uma referência e um aprendizado para nós. Não só essa visita do Governo Municipal é uma honra, como também é importante a conexão, o aprendizado, a troca de experiências e a vontade político-institucional da Presidência da República de estar mais perto da gestão em Vitória da Conquista e apoiar os projetos da prefeitura de lá”, afirmou Olavo Noleto.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
27/04
FNDE em Ação: em Vitória da Conquista, ministro da Educação anuncia R$ 110 milhões para prefeituras baianas
Gabinete Civil
26/04
Prefeitura convoca servidores para o trabalho nesta sexta-feira
Gabinete Civil
26/04
Projeto para preservação da memória de Glauber Rocha recebe apoio do Ministério da Cultura
Gabinete Civil
26/04
Prefeitura apresenta projetos nos Ministérios em Brasília