Governo Municipal continua a preparar ações em benefício do homem do campo

Agora, a Prefeitura estuda novas técnicas de plantio de palma e maniva

O homem do campo, aquele que mora e trabalha na zona rural de Vitória da Conquista, e de lá extrai o seu sustento, sabe que pode contar de forma permanente com o auxílio da Administração Municipal. Ele está ciente de que, além de executar obras que beneficiam diretamente a comunidade rural – como a construção de barragens externas e subterrâneas, e o constante trabalho de melhoramento das estradas do interior –, a Prefeitura também estuda novas alternativas de cultivo que podem otimizar a produção dos agricultores familiares.

É com esse intuito que o Governo Municipal se propõe, agora, a experimentar novas técnicas de plantio de palma e maniva, duas culturas que, por seu conhecido potencial de utilização em períodos de estiagem, são indispensáveis a quem vive em locais onde predomina o bioma caatinga.

A iniciativa está em andamento há cerca de um ano e meio, numa propriedade mantida pela Prefeitura, ao lado do Horto Municipal. A unidade, com área total de 1,8 hectare, é o local de onde surgem os vários tipos de experimento que, assim que têm sua eficiência comprovada, são levados ao conhecimento dos agricultores familiares do município.

A ideia é difundir as técnicas alternativas e, com isso, fazer com que o pequeno agricultor tenha acesso a novos métodos para conseguir resultados mais vultosos em suas produções. No caso dos experimentos com a palma e a maniva, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura informa que a multiplicação da produção de mudas tem sua eficácia comprovada. Como se não bastasse, é possível conseguir resultados satisfatórios em menos tempo do que nos métodos convencionais.

“Trata-se, sobretudo, de oferecer ao agricultor a oportunidade de conhecer novas técnicas, mais eficientes do que as que ele já conhece há anos, e por meio das quais poderá alcançar melhores resultados para ele próprio e para seu rebanho”, enfatizou o prefeito Guilherme Menezes. Além de ensinar os novos procedimentos, a Prefeitura ainda mantém, à disposição do pequeno agricultor, sua equipe de técnicos, pronta para oferecer a ele toda a assistência técnica necessária para que as novas formas de cultivo alcancem os resultados almejados.

Notícias Relacionadas

Agricultura e Desenvolvimento Rural
20/07
Feira da Agricultura Familiar acontece de 27 a 29 de julho
Agricultura e Desenvolvimento Rural
04/07
Prefeitura realiza melhorias nas estradas de Lagoa de Mª Clemência
Agricultura e Desenvolvimento Rural
28/06
Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais fazem parceria para evento
Agricultura e Desenvolvimento Rural
17/06
Secretaria de Agricultura recupera 12 quilômetros de estrada em ‘Batuque’