Governo Municipal comemora os 15 anos do Cemerf

Cerimônia celebrou a data histórica do serviço, que já prestou atendimento a mais de 10 mil pessoas

“Estamos aqui comemorando, mas também fazendo uma reflexão. Valeu a pena toda aquela luta do início”. Foi esta a conclusão a que chegou o prefeito Guilherme Menezes na tarde dessa quarta-feira, 19, durante a cerimônia que comemorou os 15 anos de existência do Centro Municipal Especializado em Reabilitação Física e Auditiva (Cemerf), fundado em 1999, ainda como Centro Municipal Fisioterápico. A solenidade fez parte da programação comemorativa de outro aniversário: o de Vitória da Conquista, que no último dia 9 chegou aos 174 anos.

A luta, como lembrou o prefeito, valeu mesmo a pena, pois, ao longo dessa quinzena de anos, o serviço foi ampliado e passou a prestar assistência a um número cada vez maior de pessoas – ajudando-as a conseguir “mais qualidade de vida e maior autonomia no seu dia a dia”, como registrou a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane de Araújo.

Atendimento multiprofissional – Mais de 10 mil usuários já passaram por lá, inclusive gente de outros municípios, além de Vitória da Conquista. É o caso de Núbia Aparecida da Silva, que vive em Poções. Há cerca de sete anos, vendo-se atingida por um princípio de depressão, ela recorreu aos serviços da equipe do Cemerf. Ali, encontrou atendimento multiprofissional, fornecido por psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros especialistas.

Na cerimônia comemorativa, ela fez questão de dar seu testemunho diante do público presente. “Antes eu tinha muita dificuldade para me locomover. Era uma pessoa insegura”, relatou Núbia. “No Cemerf, encontrei uma família. Sinto-me honrada por participar. Sem eles, eu hoje não seria nada. Foi através do Cemerf que descobri o meu valor”, acrescentou a usuária, após entregar uma orquídea artesanal – feita por ela mesma – à coordenadora do serviço, Glícia Miranda.

‘Luta e vontade política’ – Os avanços que caracterizam o atendimento prestado pelo Cemerf, por sinal, foram ressaltados por Glícia. “É um serviço que sempre tem avançado por causa da vontade política dos dirigentes e da luta das pessoas com deficiência”, afirmou a coordenadora, que faz parte da equipe desde os primeiros meses de atividade.

Os dois elementos citados por Glícia como principais motivos dos avanços no Cemerf também foram valorizados pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Luiz Fernando Couto, que também acompanha de perto o trabalho do serviço desde os primeiros tempos. “Sempre vimos o quanto o Cemerf tem crescido e continuado como uma referência para Vitória da Conquista”, observou.

Notícias Relacionadas

Notícias
28/06
Secretaria Municipal de Saúde registra avanços nos primeiros seis meses de gestão
Notícias
28/06
Governo Mais Perto de Você já investiu R$ 930 mil em iluminação pública
Agricultura e Desenvolvimento Rural
28/06
Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais fazem parceria para evento
Notícias
28/06
Prefeitura investe em material asfáltico e garante retomada da operação Tapa-Buracos