Governo Muncipal investe em ações culturais no município

I Festival de Violão será promovido em parceria com o Movimento Violão

Com os objetivos de incentivar as diversas formas de manifestação artística e promover opções de lazer para a população, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, desenvolve vários projetos culturais, além de dar continuidade aos já consolidados.

Uma das novidades em 2013 é o I Festival Internacional de Violão, realizado em parceria com o Movimento Violão, que é considerado como a série de concertos de violão mais importante do Brasil. O evento, que acontece entre os dias 21 e 23 de novembro, em Vitória da Conquista, faz parte da programação do aniversário da cidade e contará, entre outras atividades, com concertos didáticos voltados principalmente para estudantes da rede pública, alunos do Conservatório Municipal, do Mais Educação e do Escola Mais.

O evento também abrirá espaço para palestra, lançamento de livro, Master Classes – aulas abertas – e recitais com a presença confirmada nesta primeira edição dos violonistas Paulo Martelli (Criador do Movimento Violão), João Carlos Victor, violonista brasileiro radicado na Suíça, do Duo Siqueira Lima, e da atração internacional, Jorge Caballero, um dos maiores concertistas do mundo, natural do Peru e atualmente morando nos Estados Unidos. O I Festival de Violão de Vitória da Conquista será promovido numa parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Cultura.

Pelo segundo ano consecutivo, Festival da Juventude foi sucesso de público.

Iniciativas consolidadas – Outro evento promovido pela Prefeitura Municipal e que já faz parte do calendário cultural conquistense é o Festival da Juventude, realizado pela primeira vez em 2012. Com o tema “Fazer parte em toda parte”, o festival conta com uma programação totalmente gratuita e diversificada, composta por debates, palestras, encontros de movimentos sociais, apresentações culturais, shows com artistas locais e nacionais e atividades esportivas.

O arrasta-pé é garantido pelo Forró Pé de Serra do Periperi

Em 2009, o Forró Pé de Serra do Periperi foi idealizado com o objetivo de resgatar e valorizar a tradição dos festejos juninos, trazendo para praça pública artistas regionais e convidados que preservam a cultura popular nordestina, por meio do autêntico forró pé de serra. O Festival de Forró, concurso que integra os festejos juninos do município, estimula a produção musical, valoriza os novos talentos locais e integra a programação do Forró Pé de Serra do Periperi.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Gildelson Felício, toda e qualquer ação na cultura, em Vitória da Conquista, está casada com a valorização dos artistas regionais. “O foco é sempre a disseminação e a valorização de quem faz arte na região. A utilização de alguns equipamentos culturais foi otimizada, a exemplo da Casa Régis Pacheco, que nos meses de junho se transformou no Memorial do Forró e nos finais de ano no Memorial do Reisado”, explicou Gildelson.

O Natal da Cidade é considerado o maior do gênero no estado e um dos maiores do Brasil.

Referência – Ao longo de dezesseis anos, mais um evento cultural que leva a assinatura do Governo Municipal se consolidou e se tornou referência no gênero. O Natal da Cidade é considerado o maior do gênero no estado e um dos maiores do Brasil. Mais de 50 atrações, entre artistas nacionais e regionais, corais, ternos de reis, grupos teatrais e de dança e outras expressões artísticas, participaram da celebração cultural. O evento, um dos mais aguardados pelo público de Vitória da Conquista e região, enfeita a cidade de luzes e cores e levando manifestações culturais para as praças centrais da cidade.

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
23/07
Ciclistas realizam ato e pedem respeito no trânsito
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
20/07
Aula magna marca início do segundo semestre no Conservatório de Música
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
18/07
Esporte amador movimenta a cidade e atrai atletas da região
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
17/07
Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer funciona em novo endereço