O edital da seleção foi apresentado na noite desta quarta-feira (7), a estudantes e professores da Fainor

As expectativas são as melhores possíveis”. A afirmação é de Caio Miranda Sales, estudante do sétimo semestre de Arquitetura e Urbanismo da Fainor, mas também resume o pensamento da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e da Pel Construtora, ao confiarem um grande projeto a universitários da cidade. A ideia é selecionar, entre alunos de Arquitetura de três instituições, a melhor proposta para elaboração do projeto arquitetônico da praça que será construída na área do Deserg.

O edital da seleção foi apresentado na noite desta quarta-feira (7), a estudantes e professores da Fainor. A cerimônia aconteceu na própria instituição, onde a comunidade acadêmica foi informada que a ideia mais criativa terá como recompensa uma viagem com acompanhante a Paris e quatro mil euros para serem gastos no trajeto. Os estudantes que ficarem na segunda e na terceira colocação serão agraciados com menções honrosas.

Caio Miranda Sales: “as expectativas são as melhores possíveis”

Já estou com mil ideias na cabeça, pensando no projeto”, completa Caio. Sua colega de turma, Carina Medeiros, acredita que o projeto é “um incentivo para todos os estudantes que queiram participar. Estamos muito acostumados com projetos interiores, e não pensamos tanto em projetos urbanos. Pensar em uma praça, na população próxima, na acessibilidade me deixa muito animada”.

Carina Medeiros: “o projeto é um incentivo para todos os estudantes”.

O professor Edgard Larry, diretor da Fainor, falou sobre a importância da oportunidade, que valoriza e reconhece o talento dos estudantes da cidade. “Não basta termos uma formação meramente academicista. Precisamos também buscar a contretização da atividade principal dos cursos. Queremos que o nosso aluno seja engajado com a comunidade, com a oportunidade de criar, inovar e adquirir experiências para a sua formação”. Para o professor, a iniciativa é louvável: “Este projeto é de uma oportunidade ímpar. O prefeito e sua equipe estão com um olhar adequado para o que representa a educação no século XXI”, comemorou.

Já o prefeito Herzem Gusmão celebrou a recepção positiva dos estudantes em criar a Conquista que todos nós queremos. “Estou muito feliz em envolver estudantes para pensar Conquista. Hoje, no mundo, as cidades marcham em duas direções: cidades criativas e cidades para pessoas. E, ao lado da PEL, vamos fazer Conquista marchar nessas duas direções. Aquela região dará lugar a uma belíssima praça e a uma belíssima avenida”, declarou.

O prefeito Herzem Gusmão declarou estar muito feliz “em envolver estudantes para pensar Conquista”