Prefeito Herzem Gusmão apresenta projeto para estudantes de arquitetura da Maurício de Nassau

“Eu acredito muito em nossa capacidade.” A afirmação é de Tirza Rodrigues, estudante da Faculdade Maurício de Nassau, mas também resume o pensamento da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e da Pel Construtora, ao confiarem um grande projeto a universitários da cidade. A ideia é selecionar, entre alunos de Arquitetura de três instituições, a melhor proposta para elaboração do projeto arquitetônico da praça que será construída na área do Deserg.

O edital da seleção foi apresentado na noite desta terça-feira (6), a estudantes e professores da Faculdade. A cerimônia aconteceu na própria instituição, onde a comunidade acadêmica foi informada que a ideia mais criativa terá como recompensa uma viagem com acompanhante a Paris e quatro mil euros para serem gastos no trajeto. Os estudantes que ficarem na segunda e na terceira colocação serão agraciados com menções honrosas.

“Estamos com muitas ideias novas, para poder incrementar. É até um gatilho para a gente poder estudar mais e abrir os nossos olhos, podendo enxergar da forma como o profissional já enxerga, ou até melhor que ele”, completa Tirza, que cursa o quarto semestre do curso de Arquitetura. Ela é uma dos quase 100 alunos do curso da Faculdade que poderão participar da ação.

Seu colega, Vanderley Meira, compartilha desse pensamento. Para ele, a oportunidade amplia a perspectiva dos universitários: “É uma grande responsabilidade, um momento de estudar mais, se empenhar mais, se dedicar mais a este curso tão bonito, e assim chegar a um denominador comum, agregar vários conhecimentos e desenvolver um grande projeto.”

Yasmin Ferreira, que ainda está no terceiro semestre, poderá participar da seleção graças ao pronto atendimento de uma solicitação feita ao prefeito Herzem Gusmão. Após pedidos, ele concordou em modificar o edital, permitindo que alunos que ainda estejam nessa etapa do curso também sejam contemplados. “Achei interessante, porque aumenta o incentivo. Dá uma empolgação a mais para buscar novos conhecimentos e se esforçar mais, porque vamos competir com outras pessoas e de outras faculdades”, conta a universitária. E revela: “Todo estudante de arquitetura tem vontade de conhecer Paris.”

Vanderley Meira e Tirza Rodrigues: “Estamos com muitas ideias novas”.

Ricardo Marques, diretor da Faculdade Maurício de Nassau, falou sobre a importância dessa oportunidade, que valoriza e reconhece o talento dos estudantes da cidade. “É uma possibilidade de aproveitar a criatividade dos nossos estudantes universitários, que estão ávidos por conhecimento e tem acesso ao que há mais de mais novo na Arquitetura.” Além disso, ele destaca a parceria da instituição: “Para a gente é fantástico, uma oportunidade incrível para os nossos alunos, e vamos incentivá-los para que participem.”

A cerimônia de apresentação do edital da seleção contou com representantes do secretariado municipal e também com o empresário Pedro Rogério Batista, da Construtora Pel, parceira da Prefeitura nesta iniciativa. A construtora irá patrocinar a premiação e desenvolver a ideia lançada pelo estudante selecionado.

 

Prefeito Herzem Gusmão explica projeto: “Tenho certeza que teremos gratas surpresas”

O prefeito Herzem Gusmão demonstra a sua expectativa e confiança em torno do talento dos estudantes: “Eu tenho certeza que nós teremos gratas surpresas em relação à proposta de projeto que eles irão elaborar.” Além disso, explica a contribuição que eles trarão: “O Deserg vai ser reduzido pela metade. Ali vai passar uma avenida, e na parte de baixo será edificada uma praça belíssima, e esses estudantes estarão participando nos dando uma ideia de projeto.”

O edital também foi apresentado à Faculdade Santo Agostinho nessa segunda (5). Nesta quarta (7), será a vez dos estudantes da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) conhecerem o projeto.