Parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde viabilizou a ação.

Palestra foi um momento para os gestores esclarecerem dúvidas acerca da doença

A informação é a principal ferramenta para prevenir a contaminação pelo novo Coronavírus (COVID-19). Pensando nisso é que, numa ação conjunta entre as secretarias municipais de Educação e Saúde, gestores da Rede Municipal de Ensino estiveram reunidos, nesta quarta-feira (11), para receber orientações referentes às medidas de prevenção que devem ser adotadas nas unidades de ensino.

A diretora de Vigilância à Saúde, Ana Maria Ferraz e a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Amanda Gomes, apresentaram o cenário epidemiológico e explicaram o que é a doença, os sintomas, como ocorre a transmissão, o diagnóstico e as ações de prevenção, a exemplo de proteger a boca e o nariz ao tossir e espirrar. Elas compartilharam ainda a Nota Informativa Conjunta, emitida pelo Estado, com as orientações para as unidades de ensino.

Mesmo não tendo nenhum caso confirmado da doença no município, as recomendações são fundamentais, uma vez que as escolas são ambientes fechados, com grande número de pessoas e que realizam atividades coletivas. Além disso, as medidas contribuem para a prevenção de outras doenças de transmissão respiratória.

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde apresentou cenário epidemiológico e informações sobre a doença, a exemplo de como se dá a transmissão

“Nosso objetivo principal é integrar as secretarias, no sentido de manter a tranquilidade e trabalharmos neste momento medidas de prevenção com os escolares”, destacou a subsecretária de Saúde, Ramona Cerqueira. “E isso é importante para que vocês, gestores, sejam multiplicadores das informações corretas, nas unidades escolares. Daí que a gente propôs esse encontro”, reforçou a secretária adjunta de Educação, Arlete Dória, que representou o secretário da pasta, Esmeraldino Correia.

Por isso que, para a diretora da Escola Municipal Guimarães Passos, Sônia Reis, ter recebido as orientações da equipe de Saúde do Município foi fundamental. “Foi de suma importância nesse momento. As informações foram muito relevantes e estamos mais seguras com relação a como orientar os pais, alunos e funcionários”, enfatizou.

Também estiveram presentes na atividade, a coordenadora-geral do Núcleo Pedagógico, Tânia Novais e a representante técnica da Vigilância Epidemiológica do Núcleo Regional de Saúde, Josiane Almeida.